Em um esforço para promover o ecoturismo sustentável e destacar a rica biodiversidade brasileira, o Ministério do Turismo lançou, no dia 4 de dezembro, o Catálogo de Experiências de Turismo de Observação de Aves.
O documento coloca o estado de Roraima em evidência como um dos principais destinos para o “birdwatching” no país, unindo conservação ambiental, conhecimento científico e desenvolvimento econômico local.
O catálogo mapeia 123 iniciativas em todo o território nacional, organizadas por estado, bioma, espécie e unidade de conservação. A região Norte do Brasil abriga a maior floresta tropical do mundo, com um mosaico de paisagens que acolhe mais de 1.400 espécies de aves, muitas delas endêmicas.
Roraima, o estado mais ao norte do país, revela uma face única da Amazônia. Sua avifauna reflete um sistema de paisagens influenciado por variações climáticas e de relevo, onde florestas densas – com cipós e epífitas – dividem espaço com ambientes abertos como savanas, campinas e os icônicos campos de Roraima, com mais de 760 espécies registradas.
O diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima), Bruno Muniz de Brito, disse que a atividade vem se desenvolvendo há muitos anos e atualmente verifica-se um aumento na quantidade de profissionais que fazem o avistamento para receber turistas.
“Nós somos no país uma grande referência em observação e aves, com mais de 600 espécies avistadas em um único dia”, disse o diretor.
Um dos destaques do catálogo é o Parque Nacional do Viruá, reconhecido como Área Importante para a Conservação das Aves (IBA). O ambiente apresenta uma diversidade de ecossistemas formada por uma depressão geológica que alterna paisagens sazonais ao ritmo dos rios.
O parque possui também ambientes como campinaranas, florestas alagáveis e igarapés de águas pretas, que abrigam espécies raras e endêmicas do extremo norte do país. O local detém o recorde brasileiro de observação de aves em um único dia: impressionantes 225 espécies.
O Brasil, terceiro país com maior diversidade de aves no mundo, é um destino ideal para o birdwatching. Essa atividade, quando praticada de forma responsável, contribui para o combate ao tráfico de fauna, reduz conflitos socioambientais e fortalece o monitoramento participativo de espécies.
O novo catálogo organiza e dá visibilidade a esse segmento em expansão, tanto no mercado nacional quanto internacional, posicionando o ecoturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Para acessar o catálogo basta clicar no link.
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui