Pesquisar

Soldado Sampaio toma posse como governador interino de Roraima após decisão do TSE

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Durante sessão solene realizada nesta quinta-feira, 30, na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), o deputado estadual Francisco dos Santos Sampaio tomou posse como governador interino do Estado. A medida ocorre após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proferida na manhã do mesmo dia.

Sampaio permanecerá no cargo até a realização de eleição suplementar em Roraima, cujo cronograma será definido pelo TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima). Com a posse de Sampaio no Governo do Estado, a presidência da ALE-RR passa a ser exercida pelo deputado estadual Jorge Everton.

Em discurso de posse, o governador interino afirmou que pretende conduzir a gestão com base na transparência, responsabilidade e estabilidade institucional. Ele também destacou áreas consideradas prioritárias, como o combate à violência contra a mulher, valorização dos servidores públicos, regularização fundiária, além de investimentos em saúde, educação e segurança pública.

“Recebo a missão de governar o Estado de Roraima com humildade e responsabilidade. Assumo com respeito incondicional à Constituição Federal, com o compromisso de unir as instituições, pacificar e garantir a estabilidade ao Estado”, declarou.

Compromissos da gestão

Ao assumir o Executivo estadual, Sampaio reafirmou o compromisso com a continuidade dos serviços públicos e com o diálogo entre os Poderes. Segundo ele, a gestão será pautada pela harmonia institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas.

“Não haverá ruptura, mas continuidade, diálogo e harmonia entre os Poderes. Nosso compromisso é garantir estabilidade e assegurar que os serviços públicos sigam funcionando normalmente”, enfatizou.

Trajetória política

Conhecido como Soldado Sampaio, o parlamentar e agora governador interino Francisco dos Santos Sampaio é natural de Pedreiras (MA), tem 49 anos, é formado em Ciências Contábeis, casado e pai de três filhos. Exerce mandato como deputado estadual desde 2010.

Antes da vida política, atuou como policial militar, período em que ganhou visibilidade ao defender pautas da categoria, inclusive à frente da APBM-RR (Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima).

Na Assembleia Legislativa, presidiu a Casa por dois biênios consecutivos (2021/2022 e 2023/2024). Durante sua gestão, foram aprovadas medidas voltadas à valorização do funcionalismo público, como planos de cargos, carreiras e remuneração de servidores da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e da Sesau (Secretaria de Saúde).

Também conduziu reforma administrativa com foco na organização da estrutura interna do Legislativo, buscando alinhar funções às qualificações dos servidores.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Emissoras do Rio são autorizadas a retransmitir canais digitais de TV

Postado em 26 de junho de 2026

Comissão aprova projeto que limita restrições a produtores rurais em áreas em processo de demarcação indígena

Postado em 26 de junho de 2026

POLÍTICAS PÚBLICAS
Deputados aprovam medidas de estímulo à atividade agropecuária no interior de Roraima

Postado em 26 de junho de 2026

Formação promovida pelo governo fortalece ensino das línguas originárias em Roraima

Postado em 26 de junho de 2026