Pesquisar

SESSÃO ESPECIAL Assembleia Legislativa comemora Dia Nacional da Bíblia | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta quinta-feira (7) uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. O evento foi requerido pelo deputado Isamar Júnior (Podemos) e reuniu autoridades e representantes da fé cristã.

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo bispo Cranmer. A data foi incluída no livro de orações do Rei Eduardo VI, para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil, a celebração do Dia da Bíblia começou em 1850, com a chegada dos primeiros missionários cristãos evangélicos da Europa e dos Estados Unidos. Em 2001, a Lei Federal nº 10.335 oficializou a data, que passou a ser celebrada no segundo domingo de dezembro, como o dia para homenagear o principal livro das religiões cristãs, especialmente para católicos e evangélicos.

Na abertura da solenidade, o presidente do Parlamento, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância da Bíblia para o país e convidou a sociedade roraimense, independentemente do credo religioso, a contribuir com as políticas públicas propostas e aprovadas pela Casa.

“Quero registrar este momento; encerrar com essa homenagem à Bíblia vai contribuir para concluir com tranquilidade nosso trabalho de fim de ano. Quero fazer um convite especial a todos vocês para acompanhar e procurar o Poder Legislativo. Entre os Três Poderes, nós representamos o povo de Roraima, e, se as pessoas não participarem, não vamos refletir os seus anseios no parlamento. Então, todas as contribuições de lideranças religiosas e não religiosas serão bem recebidas por este Poder e serão debatidas”, convidou o presidente.

O autor do requerimento, Isamar Júnior, saudou a oportunidade de homenagear o principal ordenamento da vida cristão. “Nós colocamos no nosso mandato a defesa da família, dos bons valores cristãos. Temos discussões aqui, mas quando falamos da Bíblia, falamos de Deus. Este é um dia muito especial para os que têm a fé cristã, que têm a Bíblia como o manual de vida. Quero agradecer a todos esses deputados que aprovaram por unanimidade esse dia, que fala da importância desse livro em nossas vidas”, disse o parlamentar.

Representando o bispo diocesano de Roraima, Dom Evaristo Spengler, o padre Lúcio Nicoletto parabenizou a Assembleia por incluir no reconhecimento os adeptos do Catolicismo.

“Quero agradecer ao presidente da Assembleia por esse convite à comunidade católica de Roraima, para presenciar esse momento histórico. Digo histórico, porque é importante que a sociedade civil possa refletir esse significado da vida cristão. O Dia da Bíblia também me emociona, porque ela não é apenas um livro, mas encontra a presença de Jesus Cristo encravada na sua história”, disse Nicoletto.

O presidente da Assembleia de Deus em Roraima, Isamar Ramalho, que preside uma igreja com 534 templos, salientou que a Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social, mas que Deus dá livre-arbítrio às pessoas.

“Um dia como hoje, ao mencionarmos a Bíblia Sagrada, me vem à mente um trecho em que o próprio Deus tomava os céus e a terra; Ele está nos propondo a vida e a morte, a bênção e a maldição. Ele nos dá a Sua Palavra para que possamos nos orientar, mas também nos dá livre arbítrio. Se hoje temos a sociedade que temos, é porque há pessoas que escolhem não viver de acordo com os princípios bíblicos; a sociedade é reflexo das escolhas que fazemos”, destacou Ramalho.

O deputado federal e pastor Raimundo Diniz (União) lembrou que o parlamento é composto por representantes de todos os segmentos sociais, e que a maioria da população brasileira se declara cristã. Ele ainda destacou que a Bíblia contém valores capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa.

“Essa é uma iniciativa muito importante, porque 86% dos brasileiros se declaram cristãos. Nenhum de nós veio aqui por concurso público, mas sim pelo voto público. Então, temos a certeza de que quem votou em nós é cristão. Esse povo está conosco para defender nossos valores, a fé. Portanto, parabéns ao deputado por essa defesa. A Bíblia é a palavra de Deus, e é ela que diz como o cristão deve viver. É a Bíblia, por exemplo, que orienta o filho a honrar pai e mãe. Se você analisar a Bíblia, temos um antídoto para sermos um país melhor.”, afirmou Diniz.

Moção

Durante a sessão, também foi entregue a Moção de Aplauso nº 0041/2023, proposta pelo deputado Isamar Júnior, à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), na cerimônia representada pelo coordenador da SBB, pastor Dimanei da Silva Lisboa.

Fundada em 1948, a SBB é uma organização sem fins lucrativos que promove a leitura e o estudo da Bíblia.

Natural do Acre, Lisboa viveu por 27 anos em Roraima. Em seu discurso, ele compartilhou a trajetória da SBB e os projetos de inclusão implantados para levar os ensinamentos do Livro Sagrado aos povos indígenas e às pessoas com deficiência.

“Há 75 anos, a SBB foi criada por homens e mulheres que se reuniram para que pudéssemos traduzir, produzir e distribuir a Bíblia no Brasil. Hoje, a cada 3 segundos, nossa sociedade produz um exemplar. Um preço acessível para que as pessoas possam pagar, e em uma linguagem acessível para que possam compreender, inclusive nas línguas indígenas e em braille. Ainda enfrentamos muitos desafios, e há diversas comunidades que não têm um versículo traduzido em sua língua. Nossa tradução da Bíblia em braille, por exemplo, é distribuída gratuitamente. Além disso, temos o projeto ‘Sinais de Esperança’, que terá a duração de 7 anos, um trabalho de acessibilidade em vídeo para que o deficiente auditivo possa ter acesso à palavra de Deus”, explicou Lisboa.

Como uma das principais organizações responsáveis pela divulgação e acesso da Bíblia no Brasil e no mundo, a SBB distribuiu 4,8 milhões de exemplares no país em 2022.

O evento contou ainda com uma apresentação musical do conjunto de percussão Adoração, da Igreja Assembleia de Deus, sob liderança de Raquel Lopes, da cantora Rebeca Almeida e dos músicos Valmir Soares e Victória Gonzalez.

A sessão especial foi transmitida ao vivo pela Rádio Assembleia (FM 98.3), TV Assembleia (54.3) e as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

Flickr ALE-RR

Os registros fotográficos do evento podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço https://www.flickr.com/photos/alrr/albums.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia/ Jader Souza

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025