Pesquisar

Sesau reforça importância do cuidado com a saúde da mulher

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Neste sábado, 08, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde destaca a importância da atenção à saúde feminina e reforça a necessidade de que todas as mulheres busquem atendimento no Centro de Referência em Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin.

A data é uma oportunidade para lembrar que a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e do colo do útero são fundamentais para garantir qualidade de vida e bem-estar, assegurando maior chance de tratamento e cura.

A diretora do Centro, Taynah Almeida, explica o fluxo de atendimento e destaca os serviços oferecidos pela unidade.

“Aqui, contamos com mastologistas, realizamos exames como mamografia, ultrassonografia mamária e ultrassom transvaginal. Mulheres acima de 40 anos já podem realizar a mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e aquelas com histórico familiar de câncer de mama podem iniciar o rastreamento antes dessa idade”, afirma Taynah.

O Centro de Referência da Saúde da Mulher funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. E fica localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, Aparecida.

Na unidade, a paciente receberá ainda atendimento da equipe multiprofissional, que inclui nutricionista, fisioterapeuta obstétrico, endocrinologista, ginecologista, obstetra, dentista e psicólogo.

“Temos serviços voltados para o climatério, que é o período de transição para a menopausa. Mulheres que deixam de menstruar por cerca de quatro anos, podem apresentar sintomas como irritabilidade, insônia e estresse. Para esses casos, oferecemos avaliação e exames complementares para verificar a necessidade de terapia hormonal. O acesso é via encaminhamento da UBS (Unidade Básica de Saúde)”, pontuou.

Além disso, o Centro também acompanha mulheres que precisam passar por cirurgias ginecológicas.

Pacientes que precisam realizar exames como ultrassonografia ou ressonância, e havendo a necessidade de cirurgia são encaminhadas para o Centro de Referência.

“Damos continuidade ao processo, inserimos a paciente no sistema e, posteriormente, ela é direcionada à Maternidade para o procedimento. Após a cirurgia, ela retorna ao Centro para o pós-operatório e acompanhamento”, detalhou.

A diretora enfatiza o autocuidado e a importância da prevenção, sendo necessário avaliações clínicas anuais, que devem ser realizadas pelos postos de saúde.

 “A detecção precoce de qualquer alteração aumenta significativamente as chances de tratamento e cura. Cuidar da saúde é um ato de amor próprio e respeito pela própria história”, acrescentou.

PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO

Para garantir um melhor acompanhamento às gestantes e aos bebês, o Centro de Referência em Saúde da Mulher oferece o atendimento de pré-natal de alto risco. O serviço é voltado para gestações de alto risco, abrangendo condições maternas e fetais que possam impactar a gestação, o pós-parto e a saúde do recém-nascido.

O objetivo é informar e preparar essas mães para possíveis desafios durante e após a gestação, oferecendo suporte para que enfrentem melhor eventuais problemas de saúde dos bebês.

“As gestantes iniciam o acompanhamento na UBS mais próxima de casa. Se houver alguma alteração que classifique a gravidez como de alto risco, conforme protocolo do Ministério da Saúde, a paciente é referenciada para o nosso Centro por meio do SISREG (Sistema de Regulação)”, explicou a diretora do Centro.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Caer realizará novas perfurações de poços na Vila Entre Rios

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Sebrae promove gratuitamente uma mesa redonda sobre como a reforma tributária muda o jogo para o empresário de Roraima

Postado em 9 de fevereiro de 2026