Pesquisar

Senado e Câmara lançam ‘Agosto Lilás’ em combate à violência contra mulheres — Senado Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Senadoras e deputadas lançaram na noite de terça-feira (8) a campanha Agosto Lilás, de conscientização sobre a violência contra mulheres, em evento em que também celebraram os 17 anos da Lei Maria da Penha.

Realizado no Salão Nobre da Câmara, o evento divulgou o tema deste ano para o Agosto Lilás: “Nossa voz representa a mudança”. A campanha, instituída pela Lei 14.448, de 2022, determina a articulação da União, dos estados e dos municípios em prol da defesa e garantia de direitos de todas as brasileiras.

Procuradora da Mulher no Senado, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou que a iluminação lilás nos prédios das duas Casas Legislativas pode parecer pouco, mas é simbólica. Para a parlamentar, nunca é demais enaltecer a Lei Maria da Penha e os avanços que ela ajudou a promover na sociedade.

— A partir dessa legislação, as práticas violentas dentro de casa passaram a ser tratadas como os crimes que sempre foram. Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim. Não é possível mais normalizar a violência nem a cultura machista que trata a mulher como propriedade. Muitas perceberam que estavam em um relacionamento abusivo a partir dessa lei — disse.

Líder da bancada feminina no Senado, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) reforçou o simbolismo do evento e da campanha, mas chamou atenção ao fato de não haver nenhum parlamentar homem presente ao evento. Para ela, é importante que os deputados e senadores continuem a caminhar com as mulheres nas pautas relevantes.

— Se eles não estiverem do nosso lado, é difícil mudar, porque eles ainda são maioria nos espaços de poder. Temos a nossa parceria, mas que no próximo ano os colegas senadores estejam aqui, bem como os homens do governo federal, para acender a luz que indica a todos a necessidade de cuidar bem das nossas mulheres — defendeu.

Participaram do evento também as senadoras Professora Dorinha Seabra (União-TO), Ivete da Silveira (MDB-SC), Teresa Leitão (PT-PE), Augusta Brito (PT-CE), Leila Barros (PDT-DF), Margareth Buzetti (PSD-MT) e Ana Paula Lobato (PSB-MA). A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e a ministra do Esporte, Ana Moser, estiveram presentes. Da Câmara dos Deputados, compareceram as deputadas Maria do Rosário (PT-RS), segunda secretária da Mesa da Câmara; Soraya Santos (PL-RJ), procuradora da Mulher; Iza Arruda (MDB-PE), primeira coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher; e Yandra Moura (União-SE), coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política.

O evento também marcou os dez anos da Secretaria da Mulher da Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Federal – Da Agência Senado – acesse aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL SEGURO
ALERR intensifica ações do protocolo “Não é Não” durante as festas

Postado em 12 de fevereiro de 2026

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026