Pesquisar

‘SEGUNDO CÉREBRO’ Palestra mostra a servidoras do CHAME importância de cuidar do intestino | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Cronograma de palestras aborda assuntos pertinentes e ligados à saúde mental todos os meses – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta sexta-feira (5) uma palestra para as servidoras do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) com o tema “Intestino: nosso segundo cérebro e sua relação com a saúde mental”. A explanação foi feita pela farmacêutica e bioquímica Sumayka Noronha de Souza.

deputada Joilma Teodora (Podemos), secretária Especial da Mulher, disse que a palestra faz parte de uma programação macro, em que todos os meses se trabalham temas relacionados à saúde mental.

Deputada Joilma Teodora: ‘O CHAME lida diretamente com mulheres violentadas, onde o atendimento deve ser diferenciado, e as nossas servidoras têm que estar bem, principalmente psicologicamente, para acolher bem a pessoas’ – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Estamos reafirmando o compromisso da secretaria em se preocupar com a saúde mental das mulheres do Poder Legislativo, até porque o CHAME lida diretamente com mulheres violentadas, onde o atendimento deve ser diferenciado, e as nossas servidoras têm que estar bem, principalmente psicologicamente para acolher bem as pessoas”, disse a deputada.

Sumaika Noronha, farmacêutica e bioquímica, disse que a ciência comprova que existe uma relação estreita entre o intestino, o cérebro e as emoções.

Farmacêutica e bioquímica Sumaika Noronha: ‘Quando o intestino está inflamado, a gente pode desenvolver vários tipos de doença’ – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Os estudos e artigos científicos comprovam que o nosso intestino é o nosso segundo cérebro. Ele está relacionado diretamente com o nosso cérebro e capta todas as nossas emoções. Se o intestino está inflamado, ele vai desenvolver resposta no organismo conforme essas inflamações”, explicou.

Com vasta experiência na área, Sumaika disse que é possível tornar o intestino saudável, mas que para isso é necessário um esforço da pessoa para seguir as dicas dos profissionais.

As orientações são mudança do estilo de vida, dos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos, beber água constantemente, além de uma boa alimentação por causa da permeabilidade intestinal”, recomendou.

O perigo de não cuidar do problema é que pode se agravar. “Quando o intestino está inflamado, a gente pode desenvolver vários tipos de doença. A nossa mente adoece também”, alertou. Entre os sintomas básicos estão a diarreia, prisão de ventre, dores de cabeça, enxaqueca e flatulências. “Cada pessoa desenvolve de uma forma diferente e até mesmo as enxaquecas estão relacionadas com o que se come”, reforçou.

A servidora Erislene Mendonça, do setor administrativo do CHAME, sofre há anos com problemas relacionados ao intestino, e as orientações transmitidas durante a palestra vão ajudá-la a buscar ajuda.

Servidora Erislene Mendonça: ‘Sofro disso desde que me entendo por gente, me causa fadiga, dor de cabeça e, às vezes, recorro a medicamentos para poder dar uma liberada no intestino’ – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A palestra foi muito importante porque a gente vai percebendo que tem muitos alimentos que não podem ser ingeridos, e vai focando no dia a dia, aprendendo como desprender o intestino da gente. Sofro disso desde que me entendo por gente, me causa fadiga, dor de cabeça, fico agoniada e, às vezes, recorro a medicamentos para poder dar uma liberada no intestino”, contou.

Texto: Marilena Freitas

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025