Pesquisar

Seed prorroga inscrições para o processo seletivo da educação escolar indígena

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) anunciou a prorrogação do prazo para inscrições no Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais da Educação Escolar Indígena, regulamentado pelo Edital nº 198/2024. O novo cronograma foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 13 de janeiro.

Os interessados podem realizar as inscrições online pelo site https://pss.ierr.edu.br/pss-seed-2403 até terça-feira, 14, ou ainda presencialmente e com suporte técnico no auditório do novo prédio da secretaria, atendendo a uma solicitação formal da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima). A Seed está localizada na Praça do Centro Cívico, nº 550, em Boa Vista.

Além disso, as inscrições para as vagas destinadas à Terra Indígena Yanomami serão até 7 de março, conforme previsto em edital em razão das especificidades geográficas e logísticas da região.

Em três dias de atendimento presencial, foram atendidos pela equipe de suporte técnico da Seed, 1.050 candidatos indígenas. O secretário-adjunto do Sistema de Gestão Educacional da Seed, Marcelo Freitas, destacou a importância dessa prorrogação.

“Estamos comprometidos em garantir que todos os interessados tenham oportunidade de participar desse processo seletivo. A decisão de estender o prazo foi tomada com responsabilidade e em diálogo com a Opirr, assegurando que as necessidades das comunidades indígenas sejam respeitadas”, disse.

 AJUSTES NO CRONOGRAMA

Com a prorrogação, o cronograma do processo seletivo será ajustado para atender às novas datas, sem prejuízo à execução das etapas previstas. A relação nominal dos inscritos será divulgada no dia 16 de janeiro, seguida pelos prazos de análise e recursos. O resultado final será publicado no dia 28 de janeiro, com a apresentação dos classificados marcada para o dia 31 de janeiro.

IMPACTO NO CALENDÁRIO

A Seed assegurou que, mesmo com os ajustes no cronograma, não haverá prejuízo ao calendário escolar das comunidades indígenas. Caso seja necessário, as aulas eventualmente afetadas serão integralmente repostas, garantindo o direito à aprendizagem dos estudantes.

Freitas reforçou o compromisso da secretaria, avisando que o foco é proporcionar uma educação de qualidade, respeitando as particularidades culturais e as necessidades das comunidades indígenas.

“A recomposição de aulas, se necessária, será realizada com planejamento e ampla divulgação para evitar qualquer impacto negativo”, ressaltou.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026