Pesquisar

Roraima realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nessa sexta-feira, 26, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima) e TEM (Ministério do Trabalho e Emprego), promoveu no Teatro do Sesc a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho.

A ação, executada pelo DPETR (Departamento de Políticas de Emprego, Trabalho e Renda), reuniu cerca de 120 participantes, 60 delegados e delegadas e 60 convidados. O encontro teve a participação do Governo, trabalhadores e empregadores para debater os desafios do mundo do trabalho e apresentar propostas que serão levadas à etapa nacional da Conferência, em março de 2026, em São Paulo.

A Conferência teve como eixos temáticos as transformações do mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica/ambiental e demográfica, além da promoção do emprego, do trabalho decente e da transição justa.

Segundo a titular da Setrabes, secretária Tânia Soares, o evento tem o intuito de fortalecer as políticas públicas estaduais de trabalho, emprego e renda, garantindo que elas reflitam as reais necessidades e potencialidades.

“A Conferência reforça o compromisso de todos, agregando diferentes vozes e perspectivas para a construção de propostas em defesa do trabalho decente. A participação de representantes de diversos setores para debater e deliberar propostas que visam não apenas fortalecer, mas também inovar em nossas políticas públicas de trabalho, emprego e renda. Além de garantir que cada iniciativa esteja alinhada às oportunidades únicas do mercado de trabalho roraimense”, finalizou.

De acordo com o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente em Roraima (2025), o Estado apresenta avanços significativos no mercado de trabalho, com nível de formalização que alcança 65,7% da população ocupada, acima da média nacional de 62,2%, e rendimento médio real dos trabalhadores de R$ 3.528, valor superior ao verificado no conjunto do país. Além disso, Roraima registra uma das menores taxas de incidência de trabalho infantil da região Norte, resultado de ações articuladas de fiscalização e de políticas de proteção social.

Conforme o coordenador do DPETR, Gabriel Maciel, o evento deliberou diversas propostas em múltiplos eixos, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas estaduais na área.

“As propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional do Trabalho, Emprego e Renda, que acontecerá em março de 2026, em São Paulo. A Conferência Estadual é um momento de grande satisfação e entusiasmo, com a expectativa de gerar soluções atrativas e alinhadas à realidade do mercado de trabalho local de Roraima”, disse.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil

Postado em 27 de junho de 2026

CERTAME ALERR
Aulão da Escolegis reúne candidatos às vésperas do concurso da Assembleia Legislativa

Postado em 27 de junho de 2026

Governador Soldado Sampaio assina decreto que moderniza estrutura da PMRR e formaliza novas unidades

Postado em 27 de junho de 2026

📢 FÓRUM DCA RORAIMA REALIZA OFICINA SOBRE LINGUAGEM INCLUSIVA E COMUNICAÇÃO ANTICAPACITISTA

Postado em 27 de junho de 2026