Pesquisar

Roraima conquista Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Roraima recebeu o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública, uma premiação que reconhece os esforços do Governo do Estado e de órgãos públicos em promover maior clareza e acessibilidade nas informações para a população. O prêmio, coordenado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), foi entregue durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 5, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).

Por meio de diversas iniciativas, a transparência do Governo de Roraima foi aprimorada. Como por exemplo a reestruturação do portal de transparência, integração de novas tecnologias, e ampliação da usabilidade e interatividade com os cidadãos. O governador de Roraima destacou a importância do reconhecimento, enfatizando os avanços da gestão nas melhorias para o desenvolvimento e confiabilidade do Estado.

“Já podemos falar que 2024 é o ano de vitória! Somos reconhecidos como o melhor estado do Brasil na qualidade das informações contábeis e com a maior evolução em transparência pública. Quando assumi, a avaliação era inexistente; agora, ultrapassamos 92% no índice de transparência. Esse reconhecimento demonstra nossa responsabilidade com a correta aplicação do dinheiro público e com a melhoria da qualidade de vida dos roraimenses,” afirmou o governador Antonio Denarium.

O PNTP avalia não apenas o Poder Executivo, mas também órgãos como o Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Em 2024, Roraima foi o Estado com a maior evolução, graças a uma série de melhorias implementadas, como gráficos interativos, filtros mais precisos no portal de transparência e até a introdução de um chatbot para facilitar o acesso aos dados.

O selo consolida a política pública de transparência que o Governo já vem adotando, ilustrando os esforços dos investimentos aplicados, conforme detalha o controlador-geral do Estado de Roraima, Regys Freitas.

“O Selo Ouro é mais que um prêmio, é a consolidação de uma política pública que já vínhamos trabalhando. Investimos em tecnologia, inovação e treinamento para que a transparência fosse ampliada e, principalmente, acessível à população. Isso permite que a sociedade participe de forma ativa no controle social, fiscalizando e cobrando ações do poder público,” explicou.

Outro ponto destacado foi o esforço coletivo dos órgãos estaduais e municipais. O auditor de controle externo Thomé Bayma explicou a logística de implementação ao visitar quatorze municípios do Estado. “Visitamos quase todos os municípios, treinando gestores e fortalecendo a transparência. Criamos ferramentas que tornam os dados acessíveis ao cidadão médio, permitindo um controle social mais efetivo. Importante que a gente use a linguagem em que a população compreenda o que está sendo realizado com os recursos,” relatou.

Além de uma meta, a transparência é uma prática na gestão do Governo do Estado. O crescimento de 74,04% em 2023 para 92,17% em 2024 nos índices de transparência pública, comprova os resultados.

O conselheiro-presidente do TCE-RR, Célio Wanderley, também mostrou satisfação com os resultados apresentados pelos 34 órgãos públicos estaduais e municipais participantes. “Esse desempenho é fruto de uma gestão responsável e comprometida. A sociedade tem o direito de saber como os recursos são aplicados, e esse avanço é uma demonstração de respeito ao cidadão,” concluiu.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026