Pesquisar

Roraima adere a movimento nacional de defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo de Roraima formalizou, no início de fevereiro, a adesão ao movimento Turismo que Protege, uma mobilização nacional voltada à defesa dos direitos de crianças e adolescentes no contexto das atividades turísticas. A iniciativa reúne profissionais do setor, empresas, entidades e órgãos públicos comprometidos com a promoção de práticas mais seguras, éticas e responsáveis no turismo.

A adesão do Estado reforça o compromisso institucional com a prevenção e o enfrentamento de violações, especialmente em períodos de grande circulação de pessoas, como o Carnaval. Para o diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz, embora voluntária, a participação no movimento representa um avanço significativo na construção de um turismo mais consciente.

“Às vésperas do Carnaval, é fundamental reforçar a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O turismo deve ser uma atividade que promova desenvolvimento e inclusão, nunca vulnerabilidade”, destacou.

Como aderir?

Para participar, basta preencher o formulário de pré-assinatura, disponível neste link.  Após a formalização o MTur (Ministério do Turismo) entrará em contato para oficializar a adesão e informar os próximos passos.

O diretor acrescenta que o engajamento coletivo é fundamental para consolidar uma rede ampla, diversa e comprometida com a prevenção de violações e a promoção de um turismo mais seguro e acolhedor.

“O carnaval é, sem dúvida, um dos maiores eventos, que movimenta a economia de maneira significativa, principalmente o setor de viagens do Brasil. Nosso Estado está nesse radar de reconhecimento nacional e de interesse dos viajantes, mas nós não podemos descuidar das nossas crianças e adolescentes”, salientou Muniz.

Ao se comprometer com o movimento Turismo que Protege, os agentes do setor passam a integrar uma articulação nacional baseada em valores como responsabilidade social, respeito aos direitos da infância e prevenção da exploração sexual no turismo. Trata-se de uma ação concreta em favor de um turismo mais justo, inclusivo e sustentável, hoje e para as futuras gerações.

Código de Conduta Brasil

O movimento está alinhado ao Código de Conduta Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo, voltada à sensibilização de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, para adoção de práticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.

É possível aderir ao código por meio do site www.codigodeconduta.turismo.gov.br. No portal, também estão disponíveis um curso EAD, podcasts e o manual do multiplicador, com orientações sobre como agir em casos suspeitos e como ampliar o alcance das boas práticas de proteção.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Postado em 10 de fevereiro de 2026