Pesquisar

RETINOPATIA DIABÉTICA Projeto de lei institui dia conscientização, prevenção e combate | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (31), com 17 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 64/2023, de autoria do deputado Dr. Meton (MDB), que institui o Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética, a ser realizado anualmente em 14 de novembro.

Uma das ações destacadas como importante no PL é a de conscientizar a sociedade sobre os sintomas e riscos, bem como difundir informações por meio de palestras, oficinas e seminários sobre a prevenção, diagnóstico, combate e o tratamento adequado da doença.

O artigo 2º enfatiza que a lei tem como finalidade municiar a população de informações sobre a doença. E, caso se detectem possíveis casos, que seja realizado o devido encaminhamento para acompanhamento médico especializado.

Conforme ressalta a propositura, caberá ao Poder Executivo firmar convênios com a União, municípios, empresas públicas e privadas para execução das ações de conscientização.

O parlamentar justificou a instituição da data destacando que ela já existe no âmbito federal com a Lei nº 12.345/2010, e que é importante tratar da questão em nível estadual porque recente estudo publicado em 2020 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que a doença já atinge mais de 14 milhões de pessoas e mais de 300 mil brasileiros estão cegos em virtude da retinopatia diabética.

O estudo feito pelo médico pesquisador Fernando Penha mostra que “a retinopatia diabética, em suas fases iniciais, pode ser completamente sem sintomas, mesmo em casos mais avançados, a visão pode permanecer ‘normal’, até ser comprometida gravemente e algumas vezes de forma irreversível”, sendo a doença a principal causa de cegueira irreversível em pacientes na faixa etária economicamente ativa.

Por entender que, comprovadamente, a informação é uma forte aliada na promoção de saúde pública, o deputado acredita que a criação da “lei propagará informações para conscientizar, prevenir e combater à retinopatia diabética, a fim de reduzir o número de pessoas que tenha perda de visão em razão desta doença”, diz o parlamentar na justificativa, ao enfatizar que “a medida impacta positivamente também todo o sistema de saúde”.

Audiência pública

Na mesma sessão, os deputados aprovaram o Requerimento nº 108/2023, de autoria da deputada Angela Águida Portella (PP), sobre a realização de audiência pública, em 16 de novembro, a partir das 9h, acerca da prematuridade, ocasião em que a sessão será transformada em comissão geral.

O tema “prematuridade”, ressaltou a parlamentar, é de grande relevância, pois é a principal causa da mortalidade neonatal.

Ela destaca ainda que a prematuridade é responsável pela maioria das morbidades infantis, podendo ter repercussão até a fase adulta, sendo assim assunto de interesse público.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima / Nonato Sousa / Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025