Pesquisar

REGIMES PRÓPRIOS | Conselheiros fiscais do Iper recebem certificação da Secretaria de Previdência

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

 

O ano de 2024 chegou com uma grande conquista realizada pelo Conselho Fiscal do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima). Atualmente, cinco conselheiros receberam a certificação profissional exigida pela Secretaria de Previdência, órgão vinculado ao Ministério da Previdência.

A certificação é feita conforme art. 8º-B da Lei nº 9.717 de 1998 e pelos normativos do Ministério da Previdência para todos os dirigentes da unidade gestora do RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal, responsável pela gestão dos recursos, além dos membros do comitê de investimentos.

Para o presidente do Conselho Fiscal, Herick Feijó Mendes, o propósito da certificação é aprimorar as habilidades dos dirigentes e conselheiros que exercem funções na instituição previdenciária.

“A certificação de todos os conselheiros como uma medida adotada pela presidência e orientação da gestão do RPPS,  possibilita que possamos fiscalizar de maneira mais técnica e profissional às ações do Regime Próprio de Previdência”, esclareceu o presidente

Receberam a certificação os seguintes membros do Conselho Fiscal: o conselheiro presidente Herick Feijó Mendes, como representante do Governo do Estado de Roraima, a conselheira representante do Ministério Público do Estado de Roraima, Katiúscia Carvalho Albuquerque Teles, o conselheiro titular representante do Iper, Carlos Alexandre Praia Rodrigues de Carvalho, o conselheiro representante do Poder Judiciário, Crystopher Rodrigues da Silva, e o conselheiro representante do Poder Legislativo, José Francisco da Silva.

Os conselheiros se reúnem mensalmente para examinar o balanço anual, balancetes e demais atos de gestão.

Eles têm como atribuições verificar a coerência das premissas e resultados da avaliação atuarial, acompanhar o cumprimento do plano de custeio em relação ao repasse das contribuições e aportes previstos, emitir pareceres sobre a prestação de contas anual da unidade gestora do RPPS nos prazos legais estabelecidos, além de relatar as discordâncias eventualmente apuradas sugerindo medidas saneadoras com o objetivo principal de zelar pelo patrimônio previdenciário de todos os segurados.

 

 




De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL SEGURO
ALERR intensifica ações do protocolo “Não é Não” durante as festas

Postado em 12 de fevereiro de 2026

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026