Pesquisar

‘PULE,BRINQUE E CUIDE
’PDDHC da ALE-RR participa de campanha da PRF para proteger crianças e adolescentes no Carnaval

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Campanha maciça ocorre em todo o país durante o Carnaval. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

O Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participou, na noite desta quinta-feira (27), do lançamento nacional da campanha “Pule, Brinque e Cuide”, iniciativa do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e parceiros.

Em Roraima, a ação acontece no posto da PRF, na BR-174, sentido Boa Vista-Mucajaí, com o objetivo de orientar passageiros e condutores de ônibus sobre a importância da proteção infantil durante o período carnavalesco. A iniciativa inclui a distribuição de panfletos informativos e orientações sobre sinais de vulnerabilidade e canais de denúncia.

Crescimento das denúncias

 

A inspetora da PRF em Roraima, Verônica Cisz, alertou que o número de denúncias sobre violações contra crianças e adolescentes aumenta durante o Carnaval.

‘Precisamos instruir a população para que seja nosso braço, pois, sozinhos os órgãos de proteção não conseguirão dar conta’, a inspetora da PRF, Verônica Cisz. – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“No último ano, as denúncias no Brasil cresceram 38%, totalizando mais de 65 mil casos registrados pelo Disque 100. É um número alarmante. Por isso, reforçamos que qualquer suspeita de abuso, exploração ou situação de risco deve ser denunciada imediatamente”, ressaltou.

A campanha chama atenção para a omissão de pais, responsáveis e da própria sociedade durante grandes festas, destacando a necessidade de vigilância para prevenir abusos, exploração sexual, tráfico de crianças e trabalho infantil.

“A criança nunca deve sair desacompanhada e deve portar uma pulseira ou cordão de identificação com contato de um responsável. A população precisa ser um braço forte na proteção, porque sozinhos os órgãos de fiscalização não conseguem cobrir tudo. A conscientização faz com que mais pessoas denunciem e nos ajudem a reduzir esses casos”, enfatizou a inspetora.

Parceria pela proteção infantil

A diretora do PDDHC, Socorro Santos, destacou a importância do engajamento da ALE-RR na campanha e a parceria de longa data com a PRF.

‘Todos têm o direito de sair e se divertir, mas, também, a obrigação de proteger’, lembrou a diretora do PDDHC, Socorro Santos. – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Todos têm o direito de se divertir no Carnaval, mas também a obrigação de proteger. Nosso papel, como Assembleia Legislativa e órgão de defesa dos direitos humanos, é mobilizar a sociedade e fortalecer parcerias com instituições que atuam na proteção das crianças e adolescentes”, reforçou.

A campanha também orienta sobre a importância da vacinação contra doenças respiratórias, incluindo a Covid-19, para reduzir riscos à saúde durante o período festivo.

Sobre a campanha

Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a campanha “Pule, Brinque e Cuide” conta com abordagens educativas em ônibus e palestras rápidas sobre prevenção a violações de direitos. Durante o Carnaval, esses crimes se tornam mais frequentes, seja por ação direta ou omissão de pais, responsáveis e do Estado.

Equipes do PDDHC e PRF engajados na campanha ‘Pule, Brinque e Cuide’ que ocorre durante o Carnaval, em todo o país – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

A PRF busca fortalecer parcerias que agreguem conhecimento e promovam uma rede de proteção mais eficaz, garantindo segurança tanto para crianças e adolescentes quanto para toda a sociedade.

 

 

 

 

 

Canais de denúncia

Para denunciar violações dos direitos humanos, os cidadãos podem procurar o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) na Rua Coronel Pinto, nº 524, Centro, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Também é possível entrar em contato pelos canais: (95) 98402-1493 e programapdhc@gmail.com | traficodepessoas.rr@gmail.com.

Além disso, estão disponíveis:

  • Disque 100 (violência contra crianças e adolescentes)
  • Disque 180 (violência contra a mulher)
  • Disque 181 (Polícia Civil)
  • PRF: (95) 3621-1515
  • Sistema IPÊ – Trabalho Escravo: ipe.sit.trabalho.gov.br

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

Postado em 10 de fevereiro de 2026

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026