Pesquisar

Projeto proíbe monetização de contas e perfis de parlamentares em redes socais

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Projeto de Lei 915/25 veda a monetização do uso de contas e perfis de parlamentares de todos os níveis da Federação onde sejam divulgados conteúdos do mandato. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto abrange as funções de senador, deputado federal, estadual e distrital, além de vereador.

Pela proposta, as plataformas de redes sociais ficarão proibidas de oferecer, habilitar ou permitir qualquer forma de monetização, direta ou indireta, para contas e perfis de parlamentares, incluindo o recebimento de valores por visualizações, engajamento ou impulsionamento de conteúdos relativos à função de parlamentar.

Exceções
A proibição não se aplicará a conteúdos divulgados por outras pessoas, desde que não estejam vinculados, por laços pessoais ou políticos, ao parlamentar, ou não configurem estratégia de monetização indireta.

Punições
A pena prevista para o descumprimento das medidas pelas redes sociais é de:
– advertência, para regularização em até 30 dias;
– multa, no valor de até R$ 500 mil;
– multa dobrada e suspensão temporária de operações no território nacional, em caso de reincidência.

“Esse projeto diz respeito unicamente às atividades do mandato do parlamentar e não à sua vida civil ou comercial, que deve ser preservada e que pode, cada vez mais, dar-se também nas plataformas das redes sociais, como é tendência irreprimível de nosso tempo”, esclarece o deputado Zé Adriano (PP-AC), autor do texto.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Comunicação; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte e imagens: CÂMARA DOS DEPUTADOS DA AGÊNCIA CAMARA– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

DIÁLOGO INSTITUCIONAL
ALERR reforça compromisso de manter parceria com o Judiciário em 2026

Postado em 3 de fevereiro de 2026

Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Roraima e conecta o estado às grandes agendas de transformação do país

Postado em 2 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima inaugura Escola de Conselhos e fortalece rede de proteção à infância

Postado em 2 de fevereiro de 2026

MÃES ADOLESCENTES
ALERR fortalece legislação e amplia debate sobre prevenção da gravidez na adolescência

Postado em 2 de fevereiro de 2026