Pesquisar

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Projeto de Lei 6986/25 aumenta a pena para o crime de favorecimento da prostituição ou exploração sexual de crianças e adolescentes quando praticado em faixas de fronteira. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O texto altera o Código Penal para determinar que, nessas regiões, a pena atual (reclusão de 4 a 10 anos) seja aumentada pela metade.

Além disso, a proposta transfere para o Código Penal uma punição que hoje consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): a perda de bens e valores utilizados na prática criminosa. Esses recursos serão revertidos para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do estado onde o crime ocorreu.

Justificativa
O autor, deputado Duda Ramos (MDB-RR), argumenta que as regiões de fronteira enfrentam problemas específicos, como a fragilidade da presença do Estado e a facilidade de fuga, que favorecem a atuação de redes criminosas.

“Nessas áreas, cria-se um ambiente propício para a atuação de redes criminosas que se aproveitam da vulnerabilidade social para transformar essas pessoas em desenvolvimento em mercadoria”, afirma o deputado.

Próximos passos
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto está sujeito à apreciação do Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte e imagens: CÂMARA DOS DEPUTADOS DA AGÊNCIA CAMARA– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Roraima avança em parceria estratégica com a Guiana durante missão oficial em Georgetown

Postado em 17 de fevereiro de 2026

Detran reforça fiscalização e orientação para garantir trânsito seguro em Roraima  

Postado em 16 de fevereiro de 2026

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

Postado em 16 de fevereiro de 2026

‘RESPEITO E SEGURANÇA’
Poder Legislativo atua no enfrentamento à violência contra mulheres no Carnaval 2026

Postado em 15 de fevereiro de 2026