Pesquisar

Projeto aumenta parcela de recursos do FNDCT destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

14/11/2023 – 14:53  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Lucas Ramos é o autor do projeto

O Projeto de Lei 1928/23 determina que pelo menos 50% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) destinados a programas e iniciativas promovidos por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) sejam direcionados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A medida deve vigorar por, no mínimo, cinco anos.

Hoje, o Decreto-Lei 719/69, alterado pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, prevê a destinação de 30% desses recursos para essas regiões.

Autor do projeto, o deputado Lucas Ramos (PSB-PE) afirma que a ideia é contribuir para a redução de disparidades “ainda elevadas” entre as regiões brasileiras, seja nos indicadores econômicos, de competitividade e inovação, seja na própria distribuição dos recursos do FNDCT. 

“Dessa forma, [o projeto] visa promover uma política mais assertiva de descentralização dos recursos”, disse, destacando que Sul e Sudeste recebem hoje quase 85% do total dos recursos – patamar que extrapola o determinado pela atual legislação.

Mulheres
A proposta também reserva no mínimo 10% desses valores para fundações, ICTs, startups e empresas que tenham sido fundadas por mulheres ou possuam participação feminina em sua composição societária.

“A medida visa ampliar a participação das mulheres na produção científica e no desenvolvimento de novas tecnologias para além de programas específicos, como o Mulheres Inovadoras, de 2020, por exemplo”, justificou Lucas Ramos. “As mulheres representam apenas 33% do total de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é financiado por recursos do FNDCT”, acrescentou o deputado. 

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Integração Nacional; de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rodrigo Bittar

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL SEGURO
ALERR intensifica ações do protocolo “Não é Não” durante as festas

Postado em 12 de fevereiro de 2026

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026