Pesquisar

PROGRAMAS ESPECIAIS DA ALE-RR Estudantes têm primeiro contato com urna eleitoral do Parlamento Jovem Roraimense | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (7), estudantes do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar abriram a semana do processo de capacitação para mesários do projeto Parlamento Jovem, da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima. A eleição para escolha dos parlamentares jovens ocorrerá em 18 de agosto.

O Parlamento Jovem tem a parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral). O treinamento será executado pelos técnicos judiciários do tribunal com o passo a passo da preparação da sala para recepcionar os eleitores, montagem e utilização da urna eletrônica, a começar pelo teste das teclas, a emissão do comprovante da zerésima e o boletim de urna.

“Há uma expectativa muito grande por parte destes alunos. É um momento não só de orientação, mas sob o olhar de dentro a partir de quem contribui como mesário para o dia da eleição, o manuseio e segurança da urna”, enalteceu o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra.

O técnico judiciário Fábio Leite foi o instrutor e explicou as funções de cada tecla, a importância da atenção e do compromisso dos mesários em conferir as informações dos eleitores, da organização e do trabalho em equipe. “A escola selecionou os estudantes com mais aptidão ao trabalho direcionado a mesário como se fosse uma eleição normal, com urnas usadas no dia da eleição, e eles vão aprender a habilitar um eleitor, resolver eventuais problemas, manuseio de urna eletrônica e emissão de boletim com resultado”, explicou.

Há quem ainda não teve experiência com o processo eleitoral. É o caso da estudante de 16 anos Sara Pimentel, que ainda não tem título de eleitor, mas se interessou em conhecer a condução desde a base. O Parlamento Jovem Roraimense, segundo ela, é a chance de os estudantes mostrarem as principais demandas da sociedade na qual estão inseridos.

“É uma grande oportunidade de conhecermos como os jovens pensam, as opções e direitos que eles podem nos proporcionar e influenciar na participação na política, lutar pela nossa democracia”, comentou Sara.

 

 

De acordo com o professor de Filosofia do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar, Paulo Henrique Silva, desde as primeiras movimentações do projeto na unidade os estudantes se mostraram interessados em aprender e a conhecer mais os caminhos da política. “Orientamos desde o preenchimento das fichas até a elaboração das propostas, dando dicas de como vai beneficiar a escola e toda a sociedade”, explicou o professor que torce para ter propostas nascidas no colégio abraçadas pela Assembleia Legislativa de Roraima.

Na edição 2023 do projeto Parlamento Jovem, seis escolas participam do processo. De 7 a 17 de agosto ocorrerá o período de campanha eleitoral nas escolas e os candidatos deverão trabalhar temas pertinentes à sociedade, como educação, saúde, meio ambiente, lazer e democracia. Em cada unidade de ensino, serão eleitos quatro jovens, totalizando 24 deputados com até 18 anos de idade e matriculados no primeiro ano do Ensino Médio.

O rito seguirá os mesmos trâmites de uma eleição comum: os eleitos serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral com cerimônia marcada para 23 de agosto. Isso dará direito à posse e ao exercício do pleito nos meses de setembro e outubro deste ano.

Treinamento de mesários do projeto nas escolas, de 7 a 11 de agosto:

7/8 – Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar – 16h e 19h

8/8 – Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt – 8h30

8/8 – Colégio Estadual Militarizado Dr. Rittler Brito de Lucena – 14h30

9/8 – Escola Estadual Major Alcides – 8h30 e 14h30

10/8 – Escola Estadual Ana Libória – 8h30 e 16h

11/8 – Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias – 8h30 e 14h30

Eleições:18 de agosto

Diplomação TRE/RR – 23 de agosto, 10h

Posse e escolha da Mesa Diretora: 5 de setembro

Sessões parlamentares: setembro e outubro

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza

SupCom ALERR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026