Pesquisar

PROBLEMA FREQUENTE
‘Fiscaliza’ ajuda a consertar rua esburacada no Cinturão Verde já ‘sinalizada’ por moradores com baldes e pneus

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Moradores chegaram a sinalizar local com baldes e pneus – Divulgação Fiscaliza

O Programa Fiscaliza, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ajudou a tapar um buraco em um trecho da rua Gênesis, no bairro Cinturão Verde, zona oeste de Boa Vista, que se iniciou no período chuvoso, aumentou com o passar do tempo e causou diversos transtornos a moradores, transeuntes e condutores de veículos.

Francisca Silva contou que problema de buracos na rua de sua casa é recorrente – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

Conforme Francisca Silva dos Santos, que fez a denúncia ao Fiscaliza, o aparecimento de buracos na rua onde mora é recorrente. “O problema é frequente. Primeiro, porque o asfalto já é velho, tem muito tempo. Nesse processo de quebrar e remendar, sempre aparecem [buracos]”, contou.

No entanto, o maior e mais recente aumentou no fim de agosto. Para alertar os condutores, os moradores chegaram a sinalizar o local com baldes e pneus.

 

“Toda vez que chovia, para a gente chegar em casa tinha que fazer um desvio grande, pois por aqui não tinha acesso. Quando os carros passavam, jogavam lama nos pedestres. Fora o alagamento e o mau odor por causa do lixo. Tentando ajudar, colocaram alguns baldes, mas não deu certo”, comentou.

Para solucionar o problema, a cozinheira contou com a ajuda de uma amiga que conhece o Fiscaliza e acionou o programa. “Depois disso, a demanda foi resolvida rapidamente”, afirmou Francisca.

O diretor do Fiscaliza, Rhomer Lima, explicou que o sistema de drenagem na rua Gênesis foi mal dimensionado. Devido ao local ser baixo, as águas das chuvas escorrem e se acumulam. Com isso e com a umidade, o pavimento asfáltico se deteriora, causando o afundamento do terreno, ou seja, os buracos.

Rhomer Lima, diretor do Programa Fiscaliza – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Nesse caso, o buraco já estava meio profundo. Os veículos tinham dificuldade em passar, a vizinhança não conseguia acessar suas casas, porque a água estava alagando o entorno da pista.  Então a moradora Francisca nos procurou, enviamos uma equipe até o local para fazer o levantamento e detectar a veracidade da denúncia”, informou.

 

 

 

Após a constatação da denúncia, a equipe faz um relatório escrito e fotográfico e encaminha ao órgão competente. “Nós solicitamos que fosse atendida com certa urgência, devido à precariedade e à necessidade das pessoas que residem aqui nessa região”, concluiu o diretor.

O Fiscaliza

O Fiscaliza é um programa da Superintendência de Programas Especiais (SPE) que recebe e encaminha denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos aos órgãos competentes. Atua nas áreas de infraestrutura urbana, saúde, educação e segurança pública.

Para registrar uma denúncia ou solicitação, os interessados devem fornecer o máximo de detalhes possível, incluindo texto descritivo, fotos ou vídeos, e o endereço preciso do local. Essas informações ajudam a equipe técnica do Fiscaliza a agir de forma mais eficaz.

As demandas podem ser feitas presencialmente na sede da SPE, que fica na Avenida Ataíde Teive, 3.510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo WhatsApp no número (95) 98402-1735, no site al.rr.leg.br/fiscaliza, onde, também, é possível acompanhar o andamento das solicitações e, ainda, pelo app Fiscaliza.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Caer realizará novas perfurações de poços na Vila Entre Rios

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Sebrae promove gratuitamente uma mesa redonda sobre como a reforma tributária muda o jogo para o empresário de Roraima

Postado em 9 de fevereiro de 2026