Pesquisar

Polícia Militar de Roraima participa de reunião com novo ministro da Justiça e Segurança Pública

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Overlan Lopes Alves, participou nessa quinta-feira, 12, de uma reunião com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). O encontro reuniu comandantes-gerais das Polícias Militares de todo o país, além de representantes do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares) e da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

A reunião teve como foco a aproximação institucional entre as Polícias Militares e o Governo Federal, com alinhamento de estratégias de enfrentamento à criminalidade e discussão de políticas públicas voltadas à segurança pública, como explicou o comandante da PMRR.

“O principal objetivo do encontro foi promover a aproximação estratégica entre as Polícias Militares e o Governo Federal, criando um ambiente institucional de diálogo qualificado. A reunião permitiu que o ministro realizasse uma escuta ativa, ouvindo diretamente os comandantes-gerais e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil”, afirmou o coronel Overlan Lopes.

Durante o encontro, também foram debatidos desafios regionais, demandas operacionais das corporações e propostas para fortalecer a atuação policial em todo o país. O comandante destacou que o diálogo com o MJSP pode gerar impactos diretos para Roraima, sobretudo por se tratar de um Estado de fronteira com intenso fluxo migratório.

“Esse diálogo tende a fortalecer significativamente a segurança pública em Roraima, principalmente nas questões fronteiriças e na dinâmica migratória venezuelana. A aproximação com o Ministério da Justiça possibilita maior integração com o Governo Federal e direcionamento de políticas específicas para a realidade local”, acrescentou.

A agenda ainda possibilitou a troca de experiências entre os comandantes estaduais e reforçou a importância da cooperação entre as forças de segurança. Ao final, foi destacada a necessidade de fortalecimento de políticas públicas, valorização profissional e modernização do policiamento ostensivo.

O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou o papel da atuação integrada entre União e estados e o protagonismo das Polícias Militares na execução das ações.

“Não há como falar de segurança pública sem a participação dos estados e, principalmente, das PMs, que estão presentes em todos os municípios. Cabe à União coordenar a elaboração das políticas públicas nacionais e a aplicação dos recursos sob sua responsabilidade”, reforçou.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026

NA CAPITAL E INTERIOR
CCJuv da ALERR inicia período de matrículas e rematrículas nesta quinta-feira (12)

Postado em 11 de fevereiro de 2026