Pesquisar

Polícia Civil ministra instrução sobre prisão em flagrante e identificação veicular a alunos da Guarda Municipal de Rorainópolis

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DRRFVAT (Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres), realizou na manhã desta sexta-feira, dia 13, uma instrução técnica voltada aos alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Rorainópolis.

As instruções ocorreram na APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), a convite do diretor, coronel Moacir Filho, do capitão Castro e do subtenente Afonso Costa.

Conforme o delegado da DRRFVAT, Leonardo Michel, a instrução teve como finalidade apresentar aos alunos os parâmetros constitucionais e legais relacionados à prisão em flagrante, além das diretrizes sobre a fundada suspeita aplicada à abordagem pessoal, procedimentos que farão parte da rotina operacional dos futuros guardas municipais.

“Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais preparados, que compreendam não apenas o como fazer, mas principalmente o por que fazer, respeitando os direitos fundamentais e fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança”, destacou o delegado Leonardo.

O treinamento contou ainda com o apoio do agente de polícia Lucas Pereira, responsável pelo módulo de identificação veicular. Durante essa etapa, foram abordados aspectos da legislação pertinente e os principais sinais identificadores de veículos, como o NIV (Número de Identificação do Veículo), localização do número do chassi e do número do motor.

Após a parte teórica, foi realizada uma atividade prática nas dependências da cidade da Polícia Civil, onde funciona, de forma provisória, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.

“No local, os alunos puderam observar, diretamente nos veículos, os sinais identificadores estudados em sala, consolidando o aprendizado”, pontuou Leonardo.

De acordo com os instrutores, o treinamento terá grande relevância para a formação dos profissionais, que irão empregar teoria e prática em conhecimentos no exercício da função, especialmente na proteção de bens públicos e da população do estado.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima participa de reunião com novo ministro da Justiça e Segurança Pública

Postado em 13 de fevereiro de 2026

Projeto estabelece regras para propostas legislativas de saque do FGTS

Postado em 13 de fevereiro de 2026

CARNAVAL SEGURO
ALERR intensifica ações do protocolo “Não é Não” durante as festas

Postado em 12 de fevereiro de 2026

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026