Pesquisar

Polícia Civil de Roraima moderniza Gestão de Vestígios com Sistema de Cadeia de Custódia

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) deu um passo importante rumo à modernização ao implantar, em 1º de janeiro de 2025, o Sistema SPR (Sistema de Produção e Registro) Custódia, uma solução informatizada que garante o controle total da cadeia de custódia.

Desenvolvido pelo ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida), com apoio da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), o sistema representa um investimento estratégico do Governo de Roraima para fortalecer a credibilidade e a eficiência das provas materiais utilizadas no processo investigativo.

De acordo com o diretor do ICPDA, Sttefani Ribeiro, o sistema atende às exigências da Lei 13.964/2019, que regulamentou a cadeia de custódia no Brasil.

“A partir de agora, todos os vestígios são cadastrados e movimentados em um sistema totalmente auditável, desde o local do crime até a conclusão do laudo pericial. Isso garante mais eficiência, credibilidade e transparência na gestão dos vestígios”, destacou.

Uma das inovações do sistema é a digitalização da FAVI (Ficha de Acompanhamento de Vestígios), que passa a ser entregue junto com os laudos periciais.

“Antes, tudo era feito manualmente, o que dificultava o controle. Com a informatização, saímos do analógico para o digital. Agora sabemos em tempo real onde está cada vestígio e o que está acontecendo com ele”, explicou Ribeiro.

Inicialmente, o SPR Custódia será utilizado no Instituto de Criminalística e, em seguida, expandido para o IML (Instituto de Medicina Legal) e o IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz).

“O SPR de Custódia funcionará 24 horas. Antes, seu funcionamento era das 7h30 às 13h30. Com o novo sistema, acabou essa burocracia, facilitando o atendimento a qualquer hora do dia ou da noite, aos finais de semana e feriados”, informou.

Ainda segundo o diretor, a nova topologia de rede, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Polícia Civil, permitirá que todas as unidades policiais de Roraima tenham acesso ao sistema, garantindo a integração no envio e controle de vestígios encaminhados à perícia.

Sttefani Ribeiro também ressaltou que o sistema informatizado eleva os padrões de qualidade das provas materiais.

“Antes da Lei de 2019, o tratamento de vestígios era feito de forma esparsa, sem um padrão consolidado. Agora, garantimos mais confiabilidade e transparência na produção de evidências utilizadas em processos e inquéritos policiais”, frisou.

Para o delegado-geral em exercício, Luciano Silvestre, a implantação do SPR Custódia representa um marco na evolução da perícia criminal em Roraima.

“Essa iniciativa consolida o Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida como uma referência na produção de provas técnicas para a Justiça, reafirmando o compromisso da PCRR com a modernização e a eficiência no serviço público”, declarou.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026