Pesquisar

Pecuária roraimense avança com entrada de animais de alto valor genético

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A entrada de animais de genética superior em Roraima é uma realidade promissora para a consolidação da pecuária roraimense. Há mais de 20 anos, os produtores rurais vêm fazendo investimentos nesse sentido, para melhorar o rebanho e aumentar a qualidade da produção, transformando essa atividade econômica em uma das mais relevantes para o desenvolvimento do Estado.

Nos últimos cinco anos, com o incentivo do Governo de Roraima, essa entrada se intensificou. Entraram no Estado 42.770 bovinos de 2019 a 2024. Atualmente, animais de genética superior ou puro de origem chegam às centenas por meio de caminhões boiadeiros e também em embriões de fertilização in vitro, vindos de toda parte do país, notadamente das regiões Sudeste e Norte.

“A pecuária em Roraima tem crescido muito nos últimos anos, pois tem no Governo do Estado o apoio fundamental para o seu desenvolvimento. Nós somos parceiros do produtor rural. Hoje temos a constante e crescente entrada de animais de alta genética, que trazem muitas vantagens para a atividade, pois são animais com maior capacidade produtiva, o que tem gerado excelente qualidade no rebanho bovino roraimense”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

A vantagem de adquirir esses animais, conforme destaca o presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Marcelo Parisi, é refletida na produtividade do rebanho, com animais mais precoces, apresentando maior peso ao abate, maior produção, maior habilidade materna, mansidão que facilita o manejo, dentre outras características importantes.

Os leilões também facilitaram muito o acesso a esses animais, com a possibilidade de se adquirir e pagar em 30 vezes, criando condições para que qualquer produtor possa comprar. “Às vezes o frete é grátis e ainda vem com seguro. Se morrer, ganha outro”, ressaltou o médico veterinário e fiscal agropecuário da Aderr, Sylvio Botelho.

Nelore, Sindi, Tabapuã, Girolando e Angus são as raças que têm chegado ao Estado para reforçar o plantel de gado. Os girolandos adquiridos pelo Governo do Estado têm como objetivo fomentar a bacia leiteira.

Para isso, foi criado o Programa Roraima Mais Leite, com o objetivo de melhorar a genética do rebanho, apoiar a industrialização, garantir a qualidade e sanidade dos produtos, entre outros. O programa já distribuiu novilhas da raça Girolando para famílias, como em Caracaraí e Caroebe.

Foram distribuídos 500 animais, e a meta é chegar a 3.000 distribuídos em todo o Estado.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Caer realizará novas perfurações de poços na Vila Entre Rios

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Sebrae promove gratuitamente uma mesa redonda sobre como a reforma tributária muda o jogo para o empresário de Roraima

Postado em 9 de fevereiro de 2026