Pesquisar

OUVIDORIA ESTUDANTIL
Assembleia Legislativa retoma projeto nas escolas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) retomou, nesta quinta-feira (19), as atividades do projeto de implantação da Ouvidoria Estudantil. A primeira unidade de ensino deste ano a receber a palestra informativa foi a Escola Estadual Maria das Dores Brasil, localizada no bairro São Vicente, em Boa Vista.

Alunos do ensino médio receberam a palestra informativa nesta quinta-feira (19) – Marley Lima/SupCom ALE-RR

Durante a ação, alunos do ensino médio conheceram os serviços oferecidos pela Ouvidoria-Geral e o funcionamento da Ouvidoria Estudantil. De forma dinâmica e interativa, os estudantes foram orientados sobre como registrar demandas, reclamações, sugestões e elogios, além de indicar melhorias para o ambiente escolar.

Conforme Sílvia Sodré, servidora da Ouvidoria, a intenção é incentivar o protagonismo juvenil – Marley Lima /SupCom ALE-RR

De acordo com a servidora da Ouvidoria-Geral, Sílvia Sodré, a iniciativa busca estimular o protagonismo juvenil e disseminar, desde cedo, o conhecimento sobre direitos e deveres do cidadão. “O objetivo é mostrar aos alunos quais são os seus direitos e deveres dentro da nossa sociedade e explicar quais são as manifestações, sugestões e reclamações que eles podem fazer juntamente com a Ouvidoria-Geral e Estudantil, para solicitar melhorias no ambiente escolar”, explicou.

Além das palestras, a equipe prestará suporte para a implantação do órgão estudantil e acompanhará o andamento das demandas. “Os alunos irão se candidatar, faremos a eleição para a escolha do ouvidor e do vice. A partir daí, eles poderão receber as demandas e trabalhar junto à gestão da escola, trazendo as manifestações até a gente, para que possamos fazer a ponte ao órgão competente”, completou Sílvia.

A coordenadora pedagógica da escola, Neivana Lima, elogiou a iniciativa. – Marley Lima /SupCom ALE-RR

A coordenadora pedagógica da escola, Neivana Lima, destacou a relevância da iniciativa ao enfatizar a importância de parcerias que promovem a participação democrática no ambiente escolar.

Enquanto coordenadora pedagógica, vejo como uma excelente iniciativa para contribuir com a formação cidadã dos alunos. Eles precisam conhecer os seus direitos e, também, seus deveres. Então, implantar uma ouvidoria dentro da escola fará com que eles percebam o que é lícito, ilícito, permitido ou não dentro do ambiente escolar. Todas essas ações são muito bem-vindas e visam assegurar direitos e promover a harmonia e a cultura da paz que a gente tenta realizar todos os dias”, frisou.

A aluna Thais Ribeiro é membro do grêmio estudantil e pretende se envolver no órgão – Marley Lima /SupCom ALE-RR

Para a estudante Thais Ribeiro, de 17 anos, integrante do grêmio estudantil, a proposta tende a fortalecer a representatividade dos alunos.

Eu já tinha ouvido falar sobre a Ouvidora, mas essa foi a primeira vez que conheci mais de perto o trabalho. Acredito que dará certa essa atuação da Ouvidoria junto com os alunos. Também descobri que a gente pode fazer elogios. Até então, a via como um meio de comunicação para denúncias. Então, achei muito legal essa parte. Como já tenho um cargo na escola, com certeza irei me envolver e pensarei em me candidatar”, afirmou.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

OUVIDORIA ESTUDANTIL
Assembleia Legislativa retoma projeto nas escolas

Postado em 19 de fevereiro de 2026

EM RORAINÓPOLIS: Polícia Civil prende investigado por homicídio em ação integrada com a Polícia do Amazonas

Postado em 19 de fevereiro de 2026

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

Postado em 19 de fevereiro de 2026

Dez municípios recebem Selo Sebrae de Referência em Atendimento em Roraima

Postado em 18 de fevereiro de 2026