Mais de 100 estudantes da Escola Estadual Lobo D’almada participaram, nesta terça-feira (24), da aplicação do Teste Vocacional promovido pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A atividade envolveu palestra, preenchimento digital de um questionário com mais de 40 perguntas e uma roda de conversa sobre o futuro profissional dos jovens.
Durante a dinâmica, os alunos foram apresentados aos diferentes perfis de atuação no mercado, a exemplo do realista, investigativo, empreendedor, artístico, social e convencional, e receberam orientações sobre profissões que se alinham às próprias habilidades e interesses. O psicólogo Wagner Costa, responsável técnico pelo processo, ressaltou que o objetivo é promover escolhas conscientes.

“Aplicamos o teste para que os alunos conheçam melhor seu perfil e, com isso, façam escolhas mais bem direcionadas. Se o perfil é social, por exemplo, indica afinidade com pessoas; se é investigativo, com pesquisa; e o realista se encaixa em atividades práticas, relacionadas à ‘mão na massa’. Essa identificação ajuda o jovem a escolher algo que realmente goste de fazer. Afinal, o profissional feliz é aquele que trabalha com o que ama, e não apenas por dinheiro”, destacou Costa.
A estudante Loise Almeida, de 17 anos, descobriu o perfil realista e viu coincidência com sua meta de cursar engenharia elétrica. “Gostei bastante. Só achei curioso que o perfil descreve alguém mais isolado, e eu sou bem sociável. Mas, no geral, bateu muito comigo”, avaliou.
Já o aluno Gustavo Almeida, que teve o resultado do perfil empreendedor, afirmou que repensou o curso desejado. “Antes queria engenharia, mas percebi que gosto mesmo é de investir, de criar. O teste me ajudou muito”, informou.
Ao fim da atividade, os alunos compartilharam dúvidas e sonhos em uma roda de conversa com a equipe do Inovem. A deputada Catarina Guerra (União), presidente do Centro, acompanhou a ação e explicou a origem do projeto.
“Percebemos, em visitas às escolas, que muitos jovens do ensino médio ainda não sabem que caminho seguir. Por isso, desenvolvemos esse teste vocacional como ferramenta de apoio e orientação prática. Já recebemos retornos positivos até de pais, felizes por verem os filhos encontrando um rumo para o vestibular”, afirmou a parlamentar.
Esta foi a segunda escola a receber o projeto, que teve início em 29 de maio com estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A iniciativa visa ampliar o acesso a estratégias de autoconhecimento e planejamento de carreira em todo o estado.
Flickr
Os registros fotográficos da ação do Inovem estão no Flickr da Assembleia Legislativa, que pode ser acessado por meio do link: https://www.flickr.com/photos/
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Marley Lima e Alexsandro Carvalho
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui