Pesquisar

Oficina prepara servidores para a VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Até esta quarta-feira, 4, o auditório da Escola Estadual Lobo D’Almada, em Boa Vista, recebe a Oficina de Preparação para a VI CNIJMA (Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente), com o tema “Educação e Justiça Climática”.

O evento, que conta com a presença da consultora do MEC (Ministério da Educação), Fernanda Rodrigues, tem como público-alvo técnicos e assessores da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e representantes da CIEA-RR (Comissão de Educação Ambiental), com o objetivo de fortalecer as ações de educação ambiental e ampliar o protagonismo juvenil na busca por soluções sustentáveis.

“Quanto mais escolas aderirem a esse processo, mais fácil será. Quando os editais do Ministério da Educação forem publicados, especialmente na área da educação ambiental, do campo indígena e quilombola, será fundamental acessar essas políticas públicas, pois serão muito importantes para eles. Participamos das conferências para conectar tudo e garantir continuidade e avaliação constante deste processo”, disse a consultora durante a fala na oficina.

A iniciativa faz parte do compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca atender aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Limpa e Saneamento) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Também visa preparar as escolas para a COP 30, prevista para 2025, promovendo o engajamento de crianças e adolescentes nas discussões sobre justiça climática.

Programação diversificada e interativa

A oficina conta com uma série de atividades ao longo dos dois dias, incluindo palestras, diálogos temáticos, oficinas e momentos de reflexão coletiva. O encerramento será marcado pela constituição da Comissão Organizadora Estadual, um passo essencial para a realização da etapa estadual da VI CNIJMA.

Segundo Naiva Pereira Lima, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed, a oficina é uma oportunidade única para engajar jovens e educadores em ações concretas de proteção ao meio ambiente.

“Essa oficina será realizada nos municípios, envolvendo alunos de 11 a 14 anos. Os professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental receberão formação para orientar esses alunos na realização das Conferências Escolares Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente. Após selecionarem seus projetos, as escolas estarão preparadas para o Encontro Estadual. Neste evento, será escolhido o melhor projeto para representar Roraima em Brasília, em agosto de 2025.”, destacou Naiva.

Equipe organizadora e parceiros

A oficina é organizada por uma equipe multidisciplinar composta pelos Departamentos de Educação Escolar Indígena, de Desenvolvimento de Políticas Educacionais e Divisão de Educação Ambiental da Seed e da Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

 


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026