Pesquisar

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Sebrae Roraima iniciou, nesta semana, as atividades do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em 2026, programa social e educacional gratuito que forma jovens em cursos técnicos de Administração e Marketing com metodologia inovadora e diferenciada. Nesta primeira etapa do ano, três escolas estaduais: Major Alcides, Tancredo Neves e Castelo Branco, retomam o módulo dois do curso técnico em administração, beneficiando cerca de 90 estudantes do ensino médio.

As turmas seguem até julho de 2026, com uma formação que alia teoria e prática para desenvolver visão de mercado, autonomia, criatividade e capacidade de liderança. O programa utiliza a metodologia da Escola do Sebrae, reconhecida nacionalmente pela abordagem voltada ao protagonismo juvenil.

Expansão para novas escolas

Na segunda quinzena de fevereiro, o NEJ inicia as turmas do módulo 1 do curso técnico em administração em mais quatro unidades de ensino do estado, são elas:

·         Escola Estadual Ana Libória;

·         Escola Estadual Hitler de Lucena;

·         Escola Estadual Militarizada Senador Hélio Campos;

·         Escola Estadual José de Alencar (Rorainópolis);

Com essa expansão, o programa alcançará 210 alunos ao longo de 2026 em todo o estado.

Sobre o NEJ

O NEJ é um projeto totalmente gratuito destinado a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Durante um ano letivo, o jovem passa por uma formação integral que conecta gestão, inovação, marketing e comportamento empreendedor, sempre com acompanhamento pedagógico e trilhas práticas.

A metodologia diferenciada, inclui projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão, que não só capacita os alunos tecnicamente, mas também promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.

Dentre as principais características do programa estão a educação prática e aplicada, com conteúdos de administração, inovação e marketing conectados ao dia a dia dos estudantes;

O desenvolvimento de competências empreendedoras: criatividade, trabalho em equipe, proatividade e consciência social, além da parceria com escolas estaduais na oferta em formatos presencial ou híbrido; e a formação preparando os jovens tanto para empreender e ingressar no mercado com visão estratégica.

O objetivo central do NEJ é transformar jovens em protagonistas da própria trajetória, contribuindo para reduzir o desemprego juvenil e estimular a inovação em Roraima.

O NEJ da Escola do Sebrae em Roraima é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed).

Conheça mais sobre o NEJ aqui!


Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto torna obrigatória a triagem de autismo em todas as crianças a partir dos 16 meses

Postado em 8 de fevereiro de 2026

“DESAPEGO CONSCIENTE”
Podcast da ALERR propõe reflexão sobre consumo, emoções e sustentabilidade

Postado em 7 de fevereiro de 2026

Projeto inclui expressamente maus-tratos em leis de defesa da criança e do adolescente

Postado em 7 de fevereiro de 2026

Sebrae Roraima e ApexBrasil encerram convênio do Peiex com resultados acima da meta e fortalecimento da cultura exportad

Postado em 6 de fevereiro de 2026