Pesquisar

Novo Disque 100 vai priorizar atendimento humanizado — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A nova central funcionará 24 horas por dia, ao longo de toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados. O atendimento será dinâmico e qualificado, com operadores que terão suporte psicológico individual e formação continuada em direitos humanos. O objetivo é ampliar a capacidade e a qualidade de atendimento do Disque 100.

Para debater a criação de um modelo que atenda a todos esses requisitos, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira (22/4). O evento ouviu especialistas e representantes das empresas que irão disputar a licitação. Na ocasião, foram colhidas sugestões, críticas e observações, para adequar o serviço às necessidades da administração pública e da sociedade.

 

Ouvidora Luzia Cantal disse que o atendimento do novo Disque 100 vai concretizar os direitos fundamentais das pessoas

A Ouvidora Nacional dos Direitos Humanos, Luzia Cantal, explica que a reformulação no atendimento irá contribuir para a preservação das garantias individuais e concretizar os direitos fundamentais das pessoas. “Possuir estrutura preparada para atender um volume maior de denúncias – em virtude das campanhas publicitárias e divulgação do Disque 100 – tendo maior tempo para um atendimento qualificado e humanizado, com formação continuada na especialidade de cada eixo de atendimento do MDHC, fará com que o serviço seja mais dinâmico e assertivo”, disse a ouvidora.

Atendimento

O novo Disque 100 deve flexibilizar o atendimento das demandas para melhorar a qualidade dos serviços. A proposta é funcionar 24 horas por dia, ao longo de toda a semana (incluindo sábados, domingos e feriados) por meio de telefone, internet, mensagens, presencial, Whatsapp, Telegram e videochamada (Libras).

Além disso, haverá um monitoramento das denúncias de forma mais consistente. O formulário para enviar denúncias deverá ser flexível e intuitivo, com atendimento dinâmico e qualificado, sem automação excessiva e focado no relato das violações de direitos humanos.

Na modalidade atual, o atendimento é feito de forma robotizada e, agora, passará a ser humanizado. Pensando nisso, os atendentes terão uma jornada de trabalho em escala 5×2; apoio psicológico individual (pelo menos uma vez por semana, além das sessões coletivas de apoio psicológico); e uma formação continuada em direitos humanos (tanto para os para operadores, quanto para os gestores).

No término da audiência pública, o coordenador-geral da Ouvidoria, Vinícius de Lara Ribas, solicitou aos representantes que enviassem as contribuições para o Termo de Referência, por escrito, até sexta-feira (26), às 18 horas, para o e-mail licitacao@mdh.gov.br.

Operacionalização

O pregão eletrônico terá vigência de 30 meses e poderá ser prorrogado até o limite previsto em lei. A empresa vencedora da licitação deverá operacionalizar a central do atendimento do Disque 100, provendo instalação física, infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI), mobiliário, pessoal, telefonia, equipamentos, aplicativos, softwares, gestão de atendimento receptivo e ativo, humano e automatizado. Quem vencer, também deverá fazer o registro das denúncias de violações de direitos humanos, encaminhar aos órgãos competentes e fazer um monitoramento mais detalhado.

Dicionário de violações

O serviço ainda disponibilizará um dicionário de violações, em linguagem acessível, alinhado aos normativos legais, aos estatutos da criança e adolescente, da pessoa idosa, e demais documentos relacionados.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025