Pesquisar

NA ESCOLA Estudantes ainda desconhecem funcionamento de ouvidoria nas instituições | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Cerca de 50 estudantes, dos 1º e 2º anos do Ensino Médio foram estimulados a serem mais ativos no processo de cidadania – Yasmin Guedes Esbell

Antes de começar eu quero saber: quem aqui conhece o que é uma Ouvidoria?”, o questionamento rendeu poucos acenos dos estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato, centro da cidade, na manhã desta sexta-feira (5) durante encontro com a equipe da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Estudantes conheceram os principais canais de atendimento da Ouvidoria-Geral da ALERR de Boa Vista e de Rorainópolis – Yasmin Guedes Esbell

O órgão de escuta apresentou a cerca de 50 estudantes dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio o papel desempenhado no Poder Legislativo do Estado e a presença do departamento em instituições públicas e privadas como elo à população.

 

 

 

 

 

Palestra ocorreu com dinamismo e distribuição de material gráfico – Yasmin Guedes Esbell

O encontro, organizado na sala de vídeo da escola, rendeu dinâmicas. Quem acertava as perguntas após as explicações ganhava um chocolate como recompensa. E era durante o Quiz que a assessora técnica da Ouvidoria-Geral, Kesia Carrillo, explicava entre questionamentos e respostas que o órgão recebe informações, sugestões, denúncias, sobre ausência do serviço público e supostas irregularidades do Poder Legislativo e que estas demandas são encaminhadas aos setores competentes e respondidas em até 20 dias.

 

A estudante do 1º ano, Hanna Lorrane desconhecida o papel de uma ouvidoria – Yasmin Guedes Esbell

A estudante Hanna Lorrane admitiu que até a palestra começar, ela desconhecia a função da ouvidoria. “Agora entendi o quanto é bom darmos a nossa sugestão e aprendi que também existe a Ouvidoria Estudantil [projeto da Ouvidoria da ALERR] para melhorar o bem-estar da nossa escola”, disse.

Segundo ela, se houvesse um canal de comunicação desses na unidade de ensino, os estudantes participariam mais. Ela, inclusive, já pensou em sugestões. “De melhorar o saneamento básico, centrais de ar e iluminação”, apontou os principais problemas.

 

 

Isabel Cortez acompanhou as explicações e passou a entender melhor o funcionamento de uma ouvidoria – Yasmin Guedes Esbell

Para a colega Isabel Cortez, a opinião do cidadão tem importância para modificar o lugar onde vive. “Entendi que é importante darmos a nossa opinião do que achamos errado ou certo na nossa cidade”, falou.

 

 

 

Kayky Tavares, do 2º ano, elogiou o trabalho da ouvidoria nas escolas – Yasmin Guedes Esbell

O estudante Kayky Tavares elogiou a participação e o interesse da Assembleia Legislativa de Roraima em aproximar o cidadão da ouvidoria. “Eles vieram para nos explicar como funciona o trabalho deles, que é muito importante para a sociedade”, acrescentou.

 

 

 

 

A assessora técnica da Ouvidoria-Geral da ALERR, Kesia Carrillo, comandou a palestra de forma dinâmica – Yasmin Guedes Esbell

Em cada palestra é plantada a semente do conhecimento. “Acredito que eles terão uma visão mais ampla do que é a política pública, do que podem fazer, como se manifestar. A maioria fica calada por achar que não tem esse direito de se manifestar”, complementou a assessora Kesia Carrillo.

A Ouvidoria-Geral é ligada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima e funciona em Boa Vista, na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e em Rorainópolis, Sul do Estado, na rua Maranhão, com Ulysses Guimarães, s/n, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além do atendimento físico, há canais virtuais de atendimento: (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis, ou ainda via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

 

Texto e foto: Yasmin Guedes Esbell

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025