Pesquisar

Militares são homenageados por relevantes serviços prestados à Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo de Roraima realizou, nesta quinta-feira, 27, uma cerimônia para homenagear 240 militares com as medalhas da Ordem do Mérito Forte São Joaquim e Ottomar de Sousa Pinto, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado. O evento, coordenado pela Casa Militar da Governadoria, ocorreu no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.

A medalha Forte São Joaquim, a maior distinção concedida pelo Estado de Roraima, simboliza a importância histórica da fortificação erguida no período colonial. Já a medalha Ottomar de Sousa Pinto reconhece ações significativas de civis e militares em cooperação com a Casa Militar.

Distinção histórica e simbólica

A medalha Forte São Joaquim foi instituída pelo Decreto nº 1.527-e, de 6 de outubro de 1989. Ela presta homenagem ao forte, erguido pela coroa portuguesa às margens do rio Branco, com o objetivo de proteger o território durante o Brasil Colônia. Esse forte foi fundamental na formação do Território Federal de Roraima, que, posteriormente, se tornaria o Estado de Roraima.

O governador Antonio Denarium destacou a relevância da comenda para a valorização de quem contribui para o bem-estar da sociedade:

“Essa ação valoriza as pessoas que, de forma direta e indireta, estão sempre colaborando com a Casa Militar da Governadoria. É uma honra homenagear também nossos policiais militares, homens e mulheres que, incansavelmente, se dedicam todos os dias ao bem-estar da população.”

A importância da medalha Ottomar de Sousa Pinto

A medalha Ottomar de Sousa Pinto, instituída pelo Decreto nº 8.616-e, de 18 de janeiro de 2008, agracia personalidades civis e militares que demonstraram contribuição expressiva para o Governo de Roraima. Durante a cerimônia, o secretário-chefe da Casa Militar, o coronel Ilmar Soares, ressaltou a importância da medalha como reconhecimento pelas ações prestadas à sociedade:

“A ordem honorífica é concedida a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que prestaram serviços relevantes ao Estado de Roraima. Para nós, é uma honra fazer esse reconhecimento.”

Sentimento de gratidão entre os homenageados

O momento também foi de emoção para os homenageados, como o tenente-coronel Lindberg Kent Santos de Castro, que, após 17 anos de dedicação à Polícia Militar, recebeu a medalha Ottomar de Sousa Pinto pela primeira vez:

“Sou roraimense e já tenho quatro medalhas. Hoje, recebo pela primeira vez a medalha Ottomar de Sousa Pinto. Uma honra para mim”, disse, emocionado.

O vice-governador de Roraima, Edilson Damião, também foi homenageado e destacou sua alegria em participar da cerimônia:

“Participar da entrega desta honraria é motivo de muita alegria para mim, pois fico muito feliz também por ter sido homenageado. Roraima é o meu lar, onde estudei e me formei. Parabéns a todos os agraciados.”

O jovem Luigi Ferreira de Castro, filho do tenente-coronel Lindberg, expressou seu orgulho ao ver o pai ser reconhecido:

“Meu pai é policial e trabalha com muito zelo e dedicação. Ver esse momento para mim é um presente em dobro”, disse, emocionado.

A tenente Francisca Sousa, com 22 anos de serviço na Polícia Militar, também recebeu a medalha Ottomar de Sousa Pinto e, com muita emoção, comentou: “É uma emoção única e inexplicável. Sem dúvidas, jamais vou esquecer esse momento tão especial.”


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Comissão aprova projeto que limita restrições a produtores rurais em áreas em processo de demarcação indígena

Postado em 26 de junho de 2026

POLÍTICAS PÚBLICAS
Deputados aprovam medidas de estímulo à atividade agropecuária no interior de Roraima

Postado em 26 de junho de 2026

Formação promovida pelo governo fortalece ensino das línguas originárias em Roraima

Postado em 26 de junho de 2026

Rio: maioria dos carros roubados está em áreas controladas pelo crime

Postado em 25 de junho de 2026