Pesquisar

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO Roda de conversa em centro de acolhimento da ALE-RR aborda dificuldades do TEA na adolescência | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Evento proporcionou troca de informações entre pais com filhos autistas, bem como interligou conhecimento sobre transtorno com fase da adolescência – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Dificuldades do TEA na adolescência” foi o tema da roda de conversa com a psicóloga Elorena Araújo realizada na noite desta terça-feira (16) no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A atividade faz parte da programação do Teamarr referente ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o transtorno.

Com mediação profissional, os responsáveis por adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) puderam expor as dificuldades na criação dos filhos, sobretudo nesta fase em que há a transição da infância para a vida adulta. Além disso, foram abordados aspectos característicos da adolescência interligando-os aos conhecimentos relacionados ao autismo.

Psicóloga Elorena Araújo: ‘Abordamos a questão socioemocional, tão presente nesta fase da vida, bem como trouxemos informações sobre sexualidade’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Foi uma grande roda de conversa em que fornecemos dicas e orientações aos pais. Abordamos a questão socioemocional, tão presente nesta fase da vida, bem como trouxemos informações sobre sexualidade. Afinal, os adolescentes autistas têm contato com outras pessoas e é importante saber quem vai ensinar essas questões a eles”, frisou a psicóloga e palestrante Elorena Araújo.

Com uma filha autista de 14 anos, a pedagoga Elizabeth Rocha participou ativamente da roda de conversa. Ela recebeu a conclusão do laudo sobre o transtorno da filha apenas há três meses e considerou relevante a discussão sobre o assunto com outros pais.

Pedagoga Elizabeth Rocha descobriu autismo da filha há três meses e, desde então, participa das atividades gratuitas fornecidas pelo Teamarr – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Desde que descobri o autismo da minha filha, tenho participado de várias palestras e aprendido muito, inclusive fiz o curso de primeiros socorros aqui no Teamarr. Acredito ser muito importante esses conhecimentos, porque você encontra pessoas que enfrentam desafios semelhantes e podem te ajudar, tanto por meio da psicóloga quanto pelas experiências de outras mães”, enfatizou.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o programa Teamarr é vinculado, destacou que essa é uma das ações do centro para facilitar a comunicação e o entendimento dos adolescentes com TEA.

Deputada Angela Águida Portella, presidente do Programa de Atendimento Comunitário: ‘Essa atividade busca proporcionar aos pais e familiares maior conforto, segurança e conhecimento para lidar com um período que já é naturalmente conflituoso e desafiador’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Os autistas têm uma forma única de ser e enfrentam uma dificuldade significativa relacionada à interação social. Essa atividade busca proporcionar aos pais e familiares maior conforto, segurança e conhecimento para lidar com um período que já é naturalmente conflituoso e desafiador, principalmente nos aspectos de posicionamento social e profissional”, declarou a parlamentar.

Demais ações

Ainda como parte da programação alusiva ao Abril Azul, o Teamarr vai promover novas turmas para treinamento de primeiros socorros com ênfase em crianças autistas, nos dias 18 e 23 de abril. Além disso, outras atividades serão realizadas para o público em geral.

Em parceria com o projeto ‘Desenvolver’, do Instituto Federal de Roraima [IFRR], teremos no dia 20, na Praça Velia Coutinho, das 17h às 20h, uma programação diversificada com brincadeiras e experiências sensoriais, especialmente voltadas para autistas e seus familiares. Além disso, no dia 27, em parceria com a Setrabes [Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social], vamos emitir a carteira de identidade de autistas”, informou a deputada.

Serviços gratuitos

O Centro de Acolhimento ao Autista atende crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR 

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025