Pesquisar

Mais de 240 projetos serão apresentados na Feira Estadual de Ciências de Roraima  

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Está tudo pronto para a 31ª Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), um dos principais eventos voltados para a valorização e o fomento da ciência e tecnologia entre os estudantes de Roraima. Realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a Feira contará com a apresentação de 244 projetos elaborados pelos estudantes de 11 municípios de Roraima.

A Fecirr será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, no Parque Anauá. As apresentações serão dedicadas aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que terão a oportunidade de apresentar seus projetos. O evento contará com estandes para exposição dos trabalhos, sessões de avaliação e premiação dos melhores projetos em diversas categorias.

De acordo com a integrante da coordenação da Fecirr, Lara Magalhães, o evento reunirá estudantes de escolas estaduais, municipais, indígenas, particulares, federais e colégios militarizados.

“Esse é um evento de grande relevância para a comunidade estudantil e para a sociedade em geral, onde teremos a participação de estudantes de 99 escolas, incluindo os ensinos infantil, fundamental, médio e EJA”, esclareceu. A lista com as escolas participantes está disponível aqui.

Lara reforça que a Fecirr oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver e apresentar projetos científicos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

“Participar de uma feira desse porte permite que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos em práticas inovadoras, preparando-os para desafios futuros e incentivando o interesse por carreiras científicas”, complementou.

Contribuições para o aprendizado

A Feira Estadual de Ciências de Roraima promove a integração de diversas disciplinas e reforça a aprendizagem interdisciplinar. Por meio da elaboração de projetos científicos, os alunos aprimoram habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de ganharem confiança ao expor suas ideias para o público e para avaliadores especializados.

“É fundamental o comparecimento da população, pois a presença da comunidade na Feira valoriza o esforço dos estudantes e incentiva a continuidade de iniciativas científicas nas escolas. Além disso, o público tem a oportunidade de conhecer inovações e soluções propostas pelos jovens, o que pode inspirar outros a se engajarem em atividades científicas e tecnológicas”, enfatizou a coordenadora.

Passaporte para eventos nacionais

Roraima terá participação em eventos nacionais como a Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica), Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), Mctia (Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí) e Femic (Feira Mineira de Iniciação Científica).

“Os vencedores da Feira Estadual terão a oportunidade de participar de feiras nacionais, pois o Governo de Roraima emitirá as passagens para o primeiro lugar de cada etapa de ensino que se consagrar vencedor na etapa local. Essa é uma forma de reconhecimento e incentivo aos estudantes para que despertem cada vez mais o interesse pela ciência e tecnologia”, finalizou a coordenadora.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

Postado em 10 de fevereiro de 2026

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Caer realizará novas perfurações de poços na Vila Entre Rios

Postado em 10 de fevereiro de 2026