Pesquisar

LEGALIDADE
PGR valida eleição de Soldado Sampaio na presidência da ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela improcedência da reclamação que questionava a legitimidade da eleição do deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos) à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O parecer, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet Branco, concluiu que não houve irregularidade ou ofensa à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

A controvérsia girava em torno da acusação de que Sampaio teria sido reconduzido ao cargo por três biênios consecutivos, o que violaria o entendimento do STF na ADI n.º 6.654/RR, que permite apenas uma reeleição sucessiva. Contudo, o parecer destacou que o mandato exercido por Sampaio entre 29 de janeiro e 23 de fevereiro de 2021 foi resultado de uma decisão judicial e teve caráter temporário, não se configurando como mandato regular.

A eleição ocorrida em 28 de fevereiro de 2022, após a cassação do ex-presidente Jalser Renier, foi classificada pela PGR como uma “complementação de mandato”, ou seja, um mandato tampão, que, de acordo com o Regimento Interno da ALE-RR, não é computado para fins de inelegibilidade nos pleitos subsequentes. Assim, a reeleição de Sampaio para os biênios 2023-2024 e 2025-2026 foi considerada plenamente legal.

A PGR também ressaltou que a revogação do art. 30, §4°, da Constituição de Roraima, por meio da Emenda Constitucional nº 91/2023, eliminou qualquer vedação à recondução da Mesa Diretora na mesma legislatura, reforçando a validade do processo eleitoral interno da Assembleia. Com o parecer, a expectativa é de que o STF confirme a regularidade da eleição e a continuidade de Soldado Sampaio na presidência da Casa Legislativa, encerrando o impasse jurídico e político em torno da questão.

Sampaio afirmou que o parecer da PGR, que recomendou a improcedência da reclamação, garante a estabilidade na direção do Legislativo estadual. “A decisão fortalece a continuidade do trabalho desenvolvido pela nossa gestão, garantindo a segurança jurídica necessária para o andamento das ações legislativas”.

 

 

Texto: Leo Daubermann

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

Postado em 10 de fevereiro de 2026