Pesquisar

Formatura Proerd reunirá mais de 2 mil estudantes no Parque Anauá

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na próxima quinta-feira, 13, o Parque Anauá será palco de mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), realizado em parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima). O evento terá início às 9 horas.

A formatura reunirá 2.368 estudantes de 18 escolas da capital que ofertam o Ensino Fundamental. Na solenidade, os estudantes receberão certificados, haverá leitura e premiação da melhor redação, e será feito o juramento do Proerd, no qual os alunos se comprometem a ficar longe das drogas.

“O Proerd é um programa fundamental nos dias de hoje porque ensina nossos estudantes a se manterem longe das drogas, a dizer não, a evitar situações de violência e a saber resistir às pressões. A escola e a Polícia Militar fazem sua parte, mas a participação da família também é fundamental nesse processo”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) providenciará ônibus para o deslocamento dos estudantes e professores das escolas até o Parque Anauá. No local, haverá lanche para os alunos e algumas atrações organizadas pela Polícia Militar.

“Teremos apresentação do Canil da PMRR, com demonstrações com os cães. Também teremos interações com o mascote do Proerd, o Daren, e premiação para o estudante que apresentar a melhor redação do programa”, explicou a Major Ana Cláudia Mourão, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMRR.

A Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro é uma das instituições participantes do Programa, com 150 estudantes. O gestor da unidade de ensino, George Areb, disse que o Proerd trouxe novas práticas para a escola.

“Estimulamos os estudantes a terem confiança na gestão da escola para trazerem problemáticas, até mesmo de dentro de casa, sobre violência, abuso e uso de drogas. Eles aprenderam como lidar com isso e como apresentar para a escola, o que despertou na equipe gestora a necessidade de trazer para o corpo docente uma capacitação sobre comunicação não-violenta, e agora vamos oferecer também para os demais alunos”, explicou.

O PROERD

O Proerd é um dos maiores programas de prevenção primária contra as drogas e violência do mundo. Consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o País. Em Roraima, foi implementado há 23 anos e já atendeu aproximadamente 100 mil alunos.

O objetivo do programa é orientar os estudantes a refletirem antes de tomar suas decisões; a estarem preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornarem multiplicadores das informações obtidas durante o curso.

O curso é realizado durante um semestre. Policiais militares realizam palestras educativas nas escolas, alertando sobre os perigos e malefícios do uso das drogas. Para isso, são utilizadas cartilhas educativas e vídeos.

As aulas do Proerd ocorrem uma vez por semana. No total, são dez aulas, e ao final das aulas, os alunos produzem uma redação sobre tudo o que aprenderam e, no encerramento do curso, é realizada a formatura com a entrega de certificados aos estudantes.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025