Pesquisar

ESTREITAMENTO DE LAÇOS
Visita do cônsul do Japão à ALE-RR abre caminho para parcerias comerciais com o Estado

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Encontro pautou diversos assuntos e possíveis parcerias entre os dois países – Jader Souza/SupCom ALE-RR

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu, nesta quarta-feira (16), o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, acompanhado de sua comitiva e de representantes da Associação Nipo-Brasileira de Roraima (ANIR), em reunião realizada na sala da Presidência. O encontro teve como objetivo estreitar relações e explorar possibilidades de cooperação comercial e institucional entre o Japão e o Estado.

Durante a reunião, foram abordadas temáticas como o turismo regional, as comunidades indígenas, o potencial produtivo de Roraima — incluindo grãos, pecuária, energia eólica e petróleo — e a produção de mel. O presidente da Cooperativa Roraimel, Josias Rufino, participou da conversa e presenteou os visitantes com amostras do mel roraimense.

A comitiva também conheceu a estrutura da Casa Legislativa e os programas sociais desenvolvidos, com destaque para o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário, coordenado pela deputada Angela Águeda Portella (Progressistas).

Deputada Angela Águida Portella, presidente do Programa de Atendimento Comunitário do Legislativo. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“A visita proporcionou não apenas o fortalecimento de laços institucionais e culturais, mas também a valorização de ações sociais como o Teamarr. Fiquei emocionada ao ver o interesse do cônsul no trabalho desenvolvido com crianças autistas. Ao falar de autismo, é essencial termos um olhar sensível, de respeito e inclusão. Poder apresentar um programa tão único no país, realizado dentro da Assembleia Legislativa, é motivo de orgulho”, destacou a parlamentar.

Para o deputado Soldado Sampaio, o momento foi propício para mostrar as potencialidades de Roraima e reforçar laços históricos com o povo japonês.

 

‘Foi uma visita de cortesia que calhou sendo uma oportunidade de apresentarmos nossas riquezas, diversidade e todo nosso potencial’, disse o presidente Sampaio. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Temos muito a aprender com a cultura milenar do Japão, mas também temos muito a oferecer, principalmente nossa capacidade produtiva. Apresentamos nossos programas sociais e reforçamos a importância da inclusão, da valorização cultural e do turismo como pontos de conexão com a comunidade oriental. Foi uma visita cortês que se transformou em uma oportunidade concreta de diálogo e futuras parcerias”, afirmou o presidente da ALE-RR.

Ano comemorativo

 

O ano de 2025 será marcante para as relações entre Brasil e Japão: celebram-se os 130 anos de relações diplomáticas entre os países e os 70 anos da imigração japonesa em Roraima. Para o cônsul Yuichi Miyagawa, Roraima surpreende pela hospitalidade e potencial.

 

 

 

Sr. Yuichi Miyagawa, cônsul-Geral do Japão em Manaus. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Quero agradecer ao povo de Roraima pela calorosa recepção. Esta foi minha primeira visita oficial ao Estado e percebo aqui um enorme potencial, com muita atividade e energia. Tenho certeza de que esse encontro fortalecerá ainda mais os laços entre nossas nações”, declarou o cônsul.

 

 

 

 

Parceria com a ANIR

Durante a visita, foi firmada uma parceria entre a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo (Escolegis), e a Associação Nipo-Brasileira de Roraima. Ainda neste ano, será ofertado o curso de língua japonesa, ampliando o leque de idiomas já disponíveis, como inglês, espanhol e francês.

“Também propusemos uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da chegada da primeira família japonesa a Roraima. E, em parceria com a ANIR, daremos início às aulas de japonês. Quem tiver interesse em aprender o idioma, terá essa oportunidade em breve”, anunciou o presidente Sampaio.

A presidente da ANIR, Aniely Keyko Hideshima, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade da comunidade Nikkei — descendentes de japoneses nascidos fora do Japão — em Roraima.

Aniely Hideshima, presidente da ANIR. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Essa parceria com a Assembleia é o caminho para unir culturas. O Parlamento tem programas maravilhosos, e essa união certamente trará crescimento para todos nós. Estamos de portas abertas para essa nova fase”, concluiu.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos:  Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Segunda Fase do Circuito Cultura Viva chega à Zona Rural do Cantá com o Ponto de Cultura Criart Teatral

Postado em 26 de abril de 2025

Comissão aprova projeto que reserva locais seguros para mulheres e crianças em estádios

Postado em 26 de abril de 2025

TURISTEA
Crianças atendidas pelo TEAMARR visitam cultivo do açaí no Cantá

Postado em 26 de abril de 2025

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Postado em 26 de abril de 2025