Encontro pautou diversos assuntos e possíveis parcerias entre os dois países – Jader Souza/SupCom ALE-RR
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu, nesta quarta-feira (16), o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, acompanhado de sua comitiva e de representantes da Associação Nipo-Brasileira de Roraima (ANIR), em reunião realizada na sala da Presidência. O encontro teve como objetivo estreitar relações e explorar possibilidades de cooperação comercial e institucional entre o Japão e o Estado.
Durante a reunião, foram abordadas temáticas como o turismo regional, as comunidades indígenas, o potencial produtivo de Roraima — incluindo grãos, pecuária, energia eólica e petróleo — e a produção de mel. O presidente da Cooperativa Roraimel, Josias Rufino, participou da conversa e presenteou os visitantes com amostras do mel roraimense.
A comitiva também conheceu a estrutura da Casa Legislativa e os programas sociais desenvolvidos, com destaque para o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário, coordenado pela deputada Angela Águeda Portella (Progressistas).

“A visita proporcionou não apenas o fortalecimento de laços institucionais e culturais, mas também a valorização de ações sociais como o Teamarr. Fiquei emocionada ao ver o interesse do cônsul no trabalho desenvolvido com crianças autistas. Ao falar de autismo, é essencial termos um olhar sensível, de respeito e inclusão. Poder apresentar um programa tão único no país, realizado dentro da Assembleia Legislativa, é motivo de orgulho”, destacou a parlamentar.
Para o deputado Soldado Sampaio, o momento foi propício para mostrar as potencialidades de Roraima e reforçar laços históricos com o povo japonês.

“Temos muito a aprender com a cultura milenar do Japão, mas também temos muito a oferecer, principalmente nossa capacidade produtiva. Apresentamos nossos programas sociais e reforçamos a importância da inclusão, da valorização cultural e do turismo como pontos de conexão com a comunidade oriental. Foi uma visita cortês que se transformou em uma oportunidade concreta de diálogo e futuras parcerias”, afirmou o presidente da ALE-RR.
Ano comemorativo
O ano de 2025 será marcante para as relações entre Brasil e Japão: celebram-se os 130 anos de relações diplomáticas entre os países e os 70 anos da imigração japonesa em Roraima. Para o cônsul Yuichi Miyagawa, Roraima surpreende pela hospitalidade e potencial.

“Quero agradecer ao povo de Roraima pela calorosa recepção. Esta foi minha primeira visita oficial ao Estado e percebo aqui um enorme potencial, com muita atividade e energia. Tenho certeza de que esse encontro fortalecerá ainda mais os laços entre nossas nações”, declarou o cônsul.
Parceria com a ANIR
Durante a visita, foi firmada uma parceria entre a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo (Escolegis), e a Associação Nipo-Brasileira de Roraima. Ainda neste ano, será ofertado o curso de língua japonesa, ampliando o leque de idiomas já disponíveis, como inglês, espanhol e francês.
“Também propusemos uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da chegada da primeira família japonesa a Roraima. E, em parceria com a ANIR, daremos início às aulas de japonês. Quem tiver interesse em aprender o idioma, terá essa oportunidade em breve”, anunciou o presidente Sampaio.
A presidente da ANIR, Aniely Keyko Hideshima, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade da comunidade Nikkei — descendentes de japoneses nascidos fora do Japão — em Roraima.

“Essa parceria com a Assembleia é o caminho para unir culturas. O Parlamento tem programas maravilhosos, e essa união certamente trará crescimento para todos nós. Estamos de portas abertas para essa nova fase”, concluiu.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR
Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais