Pesquisar

Está encerrado o vazio sanitário para o plantio de soja em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O vazio sanitário da soja está encerrado em Roraima. Agora o produtor está permitido a fazer a semeadura para a colheita de 2024. O objetivo da medida sanitária é evitar a propagação da praga ferrugem-asiática nas áreas produtivas do Estado de Roraima e quebrar o ciclo de produção de esporos do fungo.

A Portaria nº 1618 da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) de 15 de setembro de 2023 regulamenta o período de plantio no Estado, que vai de 19 do corrente mês a 26 de junho de cada ano.

Caso haja alteração de período pela SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária) do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a agência estadual fará a comunicação oficial.

De acordo com o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, Roraima espera chegar a mais de 150 mil hectares de soja plantada, ultrapassando os 200 mil quando inclui-se o plantio de arroz, feijão e milho também nesta conta.

Parisi ressaltou que o Estado vem crescendo exponencialmente nestes cultivos, proporcionando o aumento de emprego e renda para toda população. Destacou também que a Aderr, no intuito de proteger essas produções, tem atuado para que a sanidade esteja presente em todas as lavouras e garanta um desenvolvimento consistente no campo, ajudando o produtor a ter melhor rentabilidade com produtos livres de doenças.

“Nesta segunda-feira [18] chegou ao fim o vazio sanitário do período dessa safra, então agora o produtor está livre para poder plantar assim que desejar. Ele deve aguardar somente as condições climáticas favoráveis para começar a plantar a soja da safra 2024”, enfatizou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

O gestor salienta ainda que o Programa de Controle da Ferrugem Asiática, criado em junho de 2022 pelo Governo do Estado, obedece a uma determinação do Mapa e possibilitou a criação de um cadastro de todos os produtores de soja de Roraima, o que beneficiou a implantação das ações de controle da sanidade na produção.

VAZIO SANITÁRIO

O vazio sanitário para cultura da soja é o período no qual é proibido cultivar ou implantar cultivos de soja, bem como manter ou permitir a presença de plantas vivas, em qualquer fase de desenvolvimento. É uma estratégia agrícola, segundo a Embrapa, utilizada para quebrar o ciclo do fungo Phakopsora pachyrhizi, agente causador da praga ferrugem-asiática.

“O principal dano dessa praga é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade”, disse o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcos Prill.

O controle com agrotóxicos, com o uso de produtos autorizados pelo MAPA, tem se mostrado eficiente na redução dos danos da praga na lavoura, entretanto o uso ininterrupto favorece a resistência do fungo ao controle químico.

EM RORAIMA

A ferrugem asiática da soja está presente no Brasil desde 2001. No Estado de Roraima foi detectada oficialmente por laudo oficial do Ministério da Agricultura em 2021.

Segundo o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, a praga foi identificada em propriedades dos municípios de Alto Alegre e Iracema, sendo confirmada por laboratório oficial credenciado pelo Ministério. “Estamos atentos e preparados para realizar todas as ações necessárias ao combate da praga”, disse.

A identificação da doença ocorreu durante inspeção de rotina de plantios, quando foi realizada coleta de folhas de soja, com sintomas pelos técnicos da Aderr.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025