Pesquisar

ESPECIAL
Documentário ‘Indígenas de Roraima – Tradição e Modernidade’ estreia na TV Assembleia

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A TV Assembleia estreia, nesta quarta-feira (16), data do lançamento oficial do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18 (ODS 18), o documentário “Indígenas de Roraima – Tradição e Modernidade”. Produzido por Johann Barbosa, Cau Sampaio e Tamara Araújo, o filme tem cerca de 45 minutos e vai ao ar às 13h30, no canal 57.3.

A produção retrata os desafios enfrentados por comunidades indígenas de Roraima para manter vivas as tradições e costumes, enquanto dialogam com a modernidade. O documentário destaca também suas potencialidades, que se expressam em áreas como agricultura, pecuária, artesanato e turismo.

Oito comunidades indígenas, em diferentes municípios do Estado, foram visitadas: Normandia (Centro Regional do Caracaranã), Amajari (Comunidade Aracá), Pacaraima (Comunidade Bananal), Bonfim (Comunidade Alto Arraia), Cantá (Comunidade Malacacheta), Uiramutã (Comunidade Monte Moriá 1), Alto Alegre (Comunidade Boqueirão) e Boa Vista (Comunidade Vista Alegre).

Segundo o jornalista Johann Barbosa, o maior desafio da produção foi o logístico.

Foram duas semanas de viagem por oito municípios para captar esse material. Conversamos com as lideranças locais com o objetivo de mostrar as potencialidades de cada comunidade — tanto o que é produzido para subsistência quanto o que é comercializado, seja nos centros urbanos, seja entre comunidades vizinhas.”

O documentário também evidencia como os povos indígenas têm se adaptado à modernidade sem abrir mão de suas raízes. A língua materna, por exemplo, continua sendo um dos pilares da preservação cultural, coexistindo com o uso de tecnologias e ferramentas contemporâneas no dia a dia.

As lideranças indígenas entrevistadas ressaltam o papel fundamental da juventude como guardiã e multiplicadora do conhecimento tradicional, repassado por gerações dentro das próprias famílias. Elas compartilham suas visões sobre o futuro das terras indígenas de Roraima, defendendo uma convivência harmônica entre tradição e inovação tecnológica no cotidiano das comunidades.

A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lúcia Nunes, explicou que a ideia é mostrar comunidades que promovem o desenvolvimento sustentável.

Essa é uma oportunidade para a TV Assembleia destacar o papel essencial dos povos originários, cujo trabalho contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do Estado, alinhado aos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos quais Roraima se destaca como pioneiro graças ao protagonismo dessas comunidades.”

Depois da estreia, o documentário ficará disponível na página oficial da ALE-RR no YouTube (@assembleiarr).

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Eduardo Andrade / Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Segunda Fase do Circuito Cultura Viva chega à Zona Rural do Cantá com o Ponto de Cultura Criart Teatral

Postado em 26 de abril de 2025

Comissão aprova projeto que reserva locais seguros para mulheres e crianças em estádios

Postado em 26 de abril de 2025

TURISTEA
Crianças atendidas pelo TEAMARR visitam cultivo do açaí no Cantá

Postado em 26 de abril de 2025

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Postado em 26 de abril de 2025