Pesquisar

Escolas estaduais recebem programação com atividades do Corpo de Bombeiros

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em alusão ao Dia do Bombeiro Militar, comemorado em 2 de julho, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realiza ao longo desta semana a ação “Bombeiro na Escola”, com uma programação diversificada voltada a estudantes da rede estadual de ensino.

A iniciativa tem como objetivo aproximar a corporação da comunidade escolar, apresentar a rotina da profissão e promover atividades educativas e interativas com os alunos, por meio de oficinas e demonstrações práticas.

Nesta quarta-feira, 25, foi a vez do CEM I (Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena), localizado no bairro Nova Cidade, receber a ação. Os estudantes participaram de atividades como a “falsa baiana” (tirolesa com cordas), conheceram equipamentos utilizados em operações de incêndio, resgate e salvamento, além de materiais aquáticos, de mergulho e do canil.

“Estamos aqui com o projeto Bombeiro na Escola que visa aproximar a população do Corpo de Bombeiros por meio de palestras e oficinas. Estamos ensinando técnicas importantes de forma prática para essas crianças”, explicou Iury, aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos do CBMRR.

Durante a programação, também foram realizadas oficinas de primeiros socorros com demonstrações de manobras para desobstrução de vias aéreas em casos de engasgo, contenção de hemorragias (hemostasia), imobilização e transporte de vítimas em maca, RCP (reanimação cardiopulmonar), evacuação em incêndios, além de oficinas como cabo de guerra, subida no sisal e equipagem de combate a incêndio.

A gestora pedagógica da escola, professora Ângela Leite, destacou que esta não é a primeira vez que a ação acontece na unidade, e que os resultados são positivos.

“Os alunos participam ativamente das oficinas e, ao longo do ano, reproduzem o que aprenderam. É uma atividade muito bem-vinda, que traz conhecimento prático de forma lúdica e educativa”, afirmou.

Os estudantes também se mostraram entusiasmados com a experiência. “O que mais gostei foi a tirolesa, mas também gostei dos animais, do jet ski e de como estão nos ensinando as coisas. Gostei de tudo”, contou Júlia de Souza, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.

Ana Luíza, também do 9º ano, completou: “Estou achando tudo incrível. Gostei muito da tirolesa, do canil, da aula sobre primeiros socorros, dos carros e do jet ski. Achei tudo muito interessante”.

PROGRAMAÇÃO

·         Sexta-feira, 27 de junho – CEM Pedro Elias Albuquerque Pereira, das 7h30 às 11h30.

·         Terça-feira, 1° de julho – CEM Professor Camilo Dias, das 7h30 às 11h30.

Na terça-feira, 24, a ação foi realizada no CEM Carlo Casadio.

 


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Governador Soldado Sampaio assina decreto que moderniza estrutura da PMRR e formaliza novas unidades

Postado em 27 de junho de 2026

📢 FÓRUM DCA RORAIMA REALIZA OFICINA SOBRE LINGUAGEM INCLUSIVA E COMUNICAÇÃO ANTICAPACITISTA

Postado em 27 de junho de 2026

STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal

Postado em 27 de junho de 2026

Comissão de Educação aprova proposta que exige noções de Libras de gestores escolares

Postado em 27 de junho de 2026