Pesquisar

Escola de Uiramutã tem proposta pedagógica selecionada em programa do MEC

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade indígena Maracanã I, em Uiramutã, teve sua proposta pedagógica selecionada pelo MEC (Ministério da Educação) para o Programa Ensino Médio Mais. A unidade está entre as 18 escolas escolhidas em todo o país e recebeu um incentivo de R$ 13 mil, por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), para execução das atividades.

A escola atende 167 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e inscreveu a proposta no edital do programa federal, que busca fortalecer o ensino médio noturno com apoio técnico e financeiro. A coordenadora pedagógica da escola, Cleovania Lira Macedo, destaca que seleção é um marco para Uiramutã e para Roraima.

“Levar o nome das escolas indígenas para o Brasil, é muito importante. Demonstra que nós temos possibilidade de apresentar para o país a nossa cultura, a nossa resistência, os nossos movimentos indígenas em prol da educação escolar indígena”, disse a coordenadora.

Com o recurso, a proposta teve como foco a produção de materiais pedagógicos a partir de pesquisas de campo na própria comunidade. As ações foram organizadas em quatro frentes principais.

A primeira envolveu palestras sobre bullying no ambiente escolar. A segunda consistiu na formação de grupos de estudantes para desenvolvimento de temas específicos, como contos tradicionais indígenas da comunidade Maracanã I, visitas a sítios arqueológicos e estudos sobre medicina tradicional, com atividades de pesquisa e produção de conteúdo.

A terceira ação foi a realização de uma mostra pedagógica, com produção de desenhos, pinturas e a confecção de um livro. Já a quarta etapa prevê a criação de grafismos indígenas na escola. As atividades são voltadas aos estudantes do ensino médio noturno, com o objetivo de estimular a permanência e o engajamento escolar.

“A equipe gestora, a equipe pedagógica, a equipe de apoio, os pais, os alunos, ficaram muito felizes com esse resultado, afinal, todos tiveram a sua contribuição para que a gente alcançasse com êxito as ações desenvolvidas na proposta pedagógica que foi apresentada para o Ministério da Educação”, finalizou Cleovania.

Programa Ensino Médio Mais

O Programa Ensino Médio Mais é uma iniciativa do Governo Federal que oferece suporte técnico e financeiro a escolas estaduais que possuem ao menos uma turma de ensino médio no período noturno, com foco especial em unidades com menores índices no Indicador de Nível Socioeconômico.

A proposta do programa é incentivar a criação de práticas pedagógicas alinhadas ao perfil dos estudantes do noturno, contribuindo para a permanência, a trajetória escolar e o desempenho acadêmico.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Emissoras do Rio são autorizadas a retransmitir canais digitais de TV

Postado em 26 de junho de 2026

Comissão aprova projeto que limita restrições a produtores rurais em áreas em processo de demarcação indígena

Postado em 26 de junho de 2026

POLÍTICAS PÚBLICAS
Deputados aprovam medidas de estímulo à atividade agropecuária no interior de Roraima

Postado em 26 de junho de 2026

Formação promovida pelo governo fortalece ensino das línguas originárias em Roraima

Postado em 26 de junho de 2026