Pesquisar

Equipe da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth realiza transfusão sanguínea em feto

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A equipe médica do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) realizou na tarde desta quinta-feira, 17, uma transfusão sanguínea intrauterina no bebê da paciente Acássia Vitória Machado, de 27 anos. Esta é a terceira vez que a Maternidade realiza esse tipo de procedimento.

Por meio de exames laboratoriais de alta complexidade, a equipe da unidade identificou anemia no feto e, para não agravar a situação, foi feita a transfusão sanguínea intrauterina, que consiste em injetar glóbulos vermelhos de um doador e viabiliza a maturidade fetal. As hemácias vieram do Hemoam (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas).

O diretor-geral da Maternidade, Manuel Roque, destacou a importância da intervenção médica e lembrou que, desde o ano de 2022, esse procedimento não era realizado em Roraima.

“Essa condição só se dá por conta da incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê. Então, para ter uma gestação boa e a criança nascer no tempo certo foi necessário fazer essa transfusão intrauterina para sanar um problema de anemia da criança. Enquanto diretor-geral da Maternidade, fico muito feliz de estarmos retornando esses procedimentos complexos dentro da Maternidade.  Isso mostra o quanto estamos comprometidos com a saúde dos nossos pacientes e capacitados também”, enfatizou.

A médica Kelly Duarte, especialista em obstetrícia e medicina fetal, explicou que a transfusão de sangue intrauterina é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

“Fizemos esse procedimento porque o bebê está com anemia. Essa anemia é detectada pelo exame de ultrassom, o Doppler fetal. O procedimento é realizado até 35 semanas de idade gestacional. Se não for feito, haverá agravamento da anemia”, disse.

Breno Victor, de 27 anos, esposo da paciente, aguardava o procedimento ansioso e destacou o apoio de todos da equipe da Maternidade.  “Esse é o nosso segundo filho. Dá um medo porque é uma coisa bem rara que está acontecendo, mas vi que os médicos são muito competentes. Senti o apoio de todos aqui. Estou bastante confiante que vai dar tudo certo”, afirmou.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025

ORÇAMENTO ESTADUAL
ALERR aprova maior orçamento da história e encerra ano legislativo

Postado em 23 de dezembro de 2025

MOMENTO NATALINO
Papai Noel encanta crianças durante programação natalina da ALERR

Postado em 21 de dezembro de 2025