Pesquisar

ENVIADOS AO GOVERNO ALE-RR aprova projetos para ampliar direitos e serviços a pessoas com transtornos ou deficiência | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), projetos de lei que permitirão, caso sejam sancionados pelo Poder Executivo, ampliar direitos, serviços e atendimentos às pessoas com transtornos e com deficiência no Estado As matérias, aprovadas de maneira simbólica, serão encaminhadas para sanção governamental ou apresentação de veto parcial ou integral.

A proposta apresentada pelo deputado Isamar Júnior (Podemos), o PL nº 218/2023, propõe a criação de sala sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outros transtornos de comportamento em locais com intensa circulação/movimentação, adequadas a este tipo de público.

O acompanhamento diferenciado no pré-natal e pós-parto de gestantes com TEA em Roraima é previsto no PL nº 284/2023, apresentado pela deputada Aurelina Medeiros (PP). Estas gestações serão consideradas de alto risco e, por isso, a Secretaria de Saúde deverá fornecer acompanhamento psicológico e psiquiátrico durante todo o período da gravidez. Ao nascer, a criança deverá receber o acompanhamento especializado até o segundo ano de vida para possível detecção de TEA ou outro transtorno.

A parlamentar é autora de outra matéria aprovada, o PL nº 286/2023, que autoriza o Poder Executivo a fornecer adesivos para veículos para a identificação da pessoa com TEA. A proposta é fazer com que os demais motoristas, ao avistarem o adesivo, reconheçam a necessidade de evitar ruídos sonoros como buzinas, alto volume no som, escapamentos adulterados e apitos.

E pensando no deslocamento dos estudantes com deficiência, a deputada Aurelina Medeiros é autora do PL nº 226/2023, que assegura a matrícula em escola pública próxima de casa. Para ter direito, após sanção da proposição, será necessária a apresentação de comprovante de residência para garantir a vaga.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Foto: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa

SupCom ALERR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026

NA CAPITAL E INTERIOR
CCJuv da ALERR inicia período de matrículas e rematrículas nesta quinta-feira (12)

Postado em 11 de fevereiro de 2026