Pesquisar

Encerrada a primeira etapa do Projeto Sanitaristas Mirins

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A primeira etapa do Projeto Sanitarista Mirim foi encerrada na noite desta quinta-feira (06), no auditório Valério Caldas Magalhães (Plenarinho), da Assembleia Legislativa de Roraima.

A solenidade contou com a presença da deputada Ângela Águida Portela, parceira do Governo do Estado no Projeto, além do presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado), Marcelo Parisi, coordenadores e familiares das crianças participantes. No final do evento, foram distribuídos tablets aos sanitaristas mirins.

A solenidade foi marcada pelo sentimento de gratidão das famílias que, durante a execução do projeto, viram o envolvimento dos seus filhos, que aprenderam sobre educação sanitária e sua importância para a defesa da alimentação saudável na sociedade, considerando que o trabalho desenvolvido pela Aderr é fundamental na garantia da segurança alimentar da população.

Nesses seis meses de realização do projeto, os 30 estudantes selecionados de escolas públicas visitaram supermercados para conhecer como funciona a inspeção sanitária, entender a importância dos selos de inspeção, e levaram seus aprendizados para a escola parceira. Eles distribuíram cartilhas para a população em eventos públicos e descobriram a importância da solidariedade ao colaborar com a ajuda ao povo do Rio Grande do Sul.

Além dessas ações, os sanitaristas mirins visitaram uma granja para conhecer o processo de produção de ovos certificados e o controle sanitário dessa agroindústria. Também visitaram a Cavalaria da Polícia Militar, no Parque de Exposição Dandãezinho, onde tiveram contato com os animais e aprenderam sobre o manejo geral dos equinos.

“Ficamos muito felizes com a realização do Projeto Sanitaristas Mirins, pois é muito importante para o Estado desenvolver esse tipo de ação com crianças, visando prepará-los para serem homens e mulheres conscientes sobre a segurança alimentar. Tenho certeza de que eles irão multiplicar essas valiosas informações que receberam sobre Educação Sanitária”, destacou o governador Antonio Denarium.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, enfatizou o compromisso do governador Antonio Denarium com a disseminação da educação sanitária como forma de informar a população sobre a importância desse conhecimento, visando garantir a saúde pública.

“Esse projeto é de fundamental importância para toda a sociedade, pois vai levar informações sobre a sanidade animal e vegetal, segurança alimentar e meio ambiente por meio de jovens multiplicadores selecionados para esse fim”, ressaltou Parisi.

A deputada estadual Ângela Águida Portella, parceira do Projeto e responsável por destinar uma emenda de R$ 150 mil para custear as despesas de execução do programa, destacou a importância do Sanitarista Mirim em despertar nos estudantes o cuidado com o meio ambiente e a atenção aos produtos de origem animal e vegetal consumidos pela sociedade.

“A saúde pública, meio ambiente e segurança alimentar passam também pela conscientização dos nossos estudantes. Tenho certeza de que estamos formando jovens multiplicadores, que serão portadores desse conhecimento importante e que irão levá-lo para o ambiente familiar e para a vida”, ponderou a deputada.

NOVA ETAPA

Ana Nóbrega, coordenadora e idealizadora do Projeto Sanitarista Mirim, informou que o projeto vai crescer. A próxima etapa, segundo ela, terá 60 integrantes, com a participação de estudantes dos municípios de Alto Alegre, Caroebe e Caracaraí.

A médica veterinária e fiscal agropecuária da Aderr falou sobre a importância do Projeto. “Cumprimos essa primeira etapa, onde as crianças receberam a premiação pelo trabalho executado. Agora passaremos para uma outra fase, onde iremos selecionar 60 crianças. Em Boa Vista, serão disponibilizadas 30 vagas; em Alto Alegre, Caroebe e Caracaraí, dez vagas para cada. O objetivo é aumentar o conhecimento na área de inspeção animal e vegetal, bem como em saúde pública”, destacou Nóbrega.

O PROJETO

O sanitarista mirim contemplou as seguintes atividades: capacitação de crianças/adolescentes entre 10 e 14 anos sobre saúde humana, animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, proporcionando, por meio de ações de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, o pleno exercício da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população.

Além disso, o projeto disseminou informações sobre medidas de controle e prevenção de doenças animais, zoonoses e doenças vegetais para a sociedade em geral, em instituições públicas, escolas, shoppings e praças.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025