Pesquisar

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA Presidente da ALE-RR defende amplo debate sobre mudanças do clima e diálogo entre Amazônia e União | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Meio ambiente, mudanças climáticas e fontes de energias renováveis foram os temas centrais no terceiro painel realizado nesta quinta-feira (9), durante a conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorre em Fortaleza-CE, com a participação de pesquisadores da área. Era esperada a presença da ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que por questões de agenda não compareceu ao evento.

A ausência da chefe da pasta ambiental do país foi lamentada pelos participantes. O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), Deputado Soldado Sampaio (Republicanos), comentou sobre o debate e reforçou que o Governo Federal precisa dialogar com os estados da Amazônia para a solução dos problemas climáticos enfrentados pela região.

“Lamentamos a falta do Governo Federal aqui. Se tem alguém que tem conhecimento sobre as questões amazônicas, somos nós amazônidas. Nós fizemos questão de provocar essa questão no encontro do Parlamento Amazônico e vamos levar a discussão ao Congresso Nacional”, enfatizou o parlamentar.

O parlamentar ainda destacou as ações do estado de Roraima na proteção do meio ambiente.

“Nós temos orgulho em dizer que o nosso Estado é referência. Temos dois terços das nossas áreas preservadas. Além de várias políticas públicas aprovadas dentro do Legislativo Estadual voltadas para a preservação ambiental”, finalizou.

O diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, foi um dos palestrantes e apresentou um mapeamento com os impactos ocasionados pelo aumento da temperatura global, efeito estufa e também pelo fenômeno El Nino, que tem causado seca no norte do país, e intensas chuvas no sul.

“Esse ano nós estamos batendo recorde de temperatura. Isso tem efeitos muito impactantes como as secas. Em estados como Roraima, o El Nino continua forte e há previsão de ainda mais calor para a região”.

A participação dos parlamentares de diversos segmentos é fundamental. O senador pelo estado do Ceará, Cid Gomes (PDT), também palestrou e comentou sobre a Comissão Especial do Hidrogênio Verde que ele preside no Senado Federal. A iniciativa prevê regras de regulamentação do hidrogênio de baixo carbono no Brasil.

“Não adianta a gente gastar energia que não seja renovável. Isso deve abrir novos caminhos para o Brasil em uma escala mundial na área de produção energética”.

Ainda palestraram no evento o diretor do Departamento de Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, Osvaldo Moraes, e o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Mudança do Clima no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Thiago Longo, que representou a ministra Marina Silva.

Os deputados de Roraima, Armando Neto (PL), Dr. Cláudio Cirurgião (União), Rarison Barbosa (PMB), Coronel Chagas (PRTB) e Jorge Everton (União), também acompanharam as discussões.

Texto: Bruna Gomes

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025