Pesquisar

Em sessão especial, servidores destacam importância da Gráfica do Senado — Senado Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na comemoração dos 60 anos da Gráfica do Senado, em sessão especial nesta sexta-feira (18), funcionários atuais e antigos destacaram a importância do órgão — oficialmente denominado Secretaria de Editoração e Publicações do Senado — no apoio às atividades parlamentares e à difusão de conhecimento. A realização da sessão atendeu a requerimento da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Na presidência, o senador Paulo Paim (PT-RS) leu mensagem do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que saudou a excelência dos serviços da Gráfica e sua importância na disseminação da legislação.

— Ela também tem mais de 120 trabalhos impressos em Braille, aí incluídos diversos títulos da legislação federal, como a Constituição, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Doação de Órgãos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — observou.

Diretora-geral do Senado, Ilana Trombka também destacou o desempenho da Gráfica nos projetos de inclusão do Senado, incluindo a publicação de obras de importância histórica que não interessam ao mercado editorial, e proporcionando os meios para que o texto impresso da Constituição chegue a todos.

— Esta é a principal inclusão de que o cidadão brasileiro precisa: conhecer seu país, suas leis e suas normas.

Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal e ex-servidor da Gráfica, mencionou a agilidade do setor em capítulos importantes da democracia: em 1992, a renúncia do presidente Fernando Collor foi publicada pelo Diário do Congresso Nacional em uma hora e meia. Ele ressaltou o papel estratégico da criação da Gráfica para a independência do Senado.

Às vezes a Imprensa Nacional não publicava dentro do prazo que o Senado precisava; às vezes por outros interesses políticos, atrasava as publicações para que o Senado não tomasse determinadas decisões naquele momento. Foi daí que nasceu a ideia de se criar a Gráfica do Senado.

O diretor da Gráfica, Rafael André Chervenski da Silva, informou que já foram impressos 6,38 milhões de exemplares da Constituição desde 199. Para ele, os funcionários são responsáveis pela “contribuição para a formação identidade nacional e para o fortalecimento do Parlamento e da democracia”.

Florian Augusto Coutinho Madruga, presidente de honra da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), relatou seus 50 anos de trabalho na Gráfica, onde disse ter encontrado os melhores profissionais do Brasil. E lembrou o trabalho na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1987 e 1988.

— A Gráfica do Senado trabalhou por dois anos diariamente, ao lado do Prodasen, produzindo relatórios, pareceres e o Jornal da Constituinte sem nenhuma falha e atraso.

A Secretaria de Editoração e Publicações do Senado (SEEP) foi estabelecida em 1963 como setor responsável pela publicação de documentos oficiais do Senado, da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, e também presta serviços a outros órgãos federais através de convênios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Federal – Da Agência Senado – acesse aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

CARNAVAL SEGURO
ALERR intensifica ações do protocolo “Não é Não” durante as festas

Postado em 12 de fevereiro de 2026

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026