Pesquisar

CURSOS PROFISSIONALIZANTES Escolegis encerra turma presencial de bordado intermediário | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma junção de arte, saúde mental e empreendedorismo. Essas são algumas das competências que podem ser trabalhadas com o artesanato. Nesta sexta-feira (11) o curso de “Bordado à Mão Livre”, oferecido gratuitamente pela Escolegis (Escola do Legislativo), finalizou e fez a entrega dos certificados do nível intermediário para as 16 mulheres que concluíram a qualificação.

Os objetivos de quem fez o curso são diversos, mas tem quem venha para aprimorar habilidades, como a Francenilza Nascimento, que é costureira, e valoriza a arte dos trabalhos manuais. Para ela, o que conta na hora de comercializar é o valor da mão de obra. “Eu gosto de artesanato. Tudo o que é feito à mão eu gosto, é o trabalho que tem que ser mais valorizado”, contou.

Esse não é o primeiro curso que a costureira participa. Ela já fez outros cursos pela Escolegis e decidiu tentar algo novo com o bordado. “A gente não pode ficar ociosa em casa sem fazer nada. Tem o trabalho de casa que é um trabalho infinito, nunca acaba e às vezes a gente se estressa. Você precisa ter outra opção, outras atividades”, pontuou.

A Maryelyn Valero já seguiu um caminho diferente. A diarista veio atrás de uma nova fonte de renda e encontrou a alternativa no artesanato. Ela passou anteriormente pelo módulo iniciante do curso e agora está pensando em transformar o bordado em profissão. “Eu gostaria de trabalhar com isso. Dar para as minhas amigas. Eu aprendi muitas coisas com a professora”, disse Valero.

Segundo a professora do curso, Priscila Moraes, o bordado ensinado no curso é mais moderno e foge dos modelos tradicionais como o ponto cruz. Esse formato está se popularizando e é uma aposta para o mercado empreendedor. “No curso iniciante elas aprenderam alguns pontos básicos pra iniciar o bordado e nesse intermediário eu trouxe uma técnica nova pra elas, o cabelo 3D, que é uma moça de costas e o cabelo como se estivesse saindo do tecido”, conta a professora.

Com os dois primeiros módulos finalizados, o próximo passo agora é o nível avançado, que segundo a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), está sendo desenvolvido pelo programa. “A pedido das nossas alunas a gente vai dar continuidade, a possibilidade de elas terem uma renda extra, de buscar a sua independência, valorizando e fortalecendo também a mulher”, explicou a parlamentar.

A Escola do Legislativo oferta cursos gratuitos nas modalidades presencial e EaD (ensino a distância) em diversas modalidades, desde preparatórios para concursos públicos, Enem e pré-vestibular, como também línguas e cursos profissionalizantes, funcionando em duas unidades no Liberdade (Av. Venezuela, nº 1.645) e Santa Luzia (Av. Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313).

Texto: Fernanda Fernandes

Imagens: reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026