Pesquisar

Comissão debate permissão para cultivo e comercialização do cânhamo no Brasil – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

08/12/2023 – 10:56  

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (12) a permissão para o cultivo e a comercialização do cânhamo no Brasil. O debate foi solicitado pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

O parlamentar explica que cânhamo é uma planta pertencente à espécie Cannabis sativa, assim como a maconha, mas possui baixo teor de de tetra-hidrocanabiodiol (THC), substância conhecida por causar efeitos psicoativos. Ele é usado na fabricação de diversos produtos, como papel, tecidos, cordas, compostos plásticos e materiais de construção.

Além disso, pode ser usado para fins medicinais, em tratamentos para melhorar a memória e o aprendizado, para o ganho de massa muscular e para prevenir doenças cardiovasculares.

“Tramitam na Câmara dos Deputados 11 projetos de lei que tratam da produção de canabióides. Em resumo, essas propostas buscam flexibilizar e regulamentar o uso da cannabis para fins terapêuticos e científicos no País. É fundamental reconhecer o papel crescente do cânhamo como a principal fonte de canabidiol (CBD)”, afirma.

Segundo ele, a demanda pelo CBD e outros canabinóides tem crescido exponencialmente no Brasil, e a dependência de importações torna o acesso a esses produtos mais caro e menos acessível para a população.

Veja a lista de convidados

O debate será realizado às 17 horas, no plenário 5.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025