Pesquisar

Comissão de Esporte debate políticas para combater racismo no futebol — Senado Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Comissão de Esporte (CEsp) faz na quarta-feira (13), às 10h30, uma audiência pública interativa para debater as políticas necessárias à prevenção e à repressão ao racismo no futebol.

O debate é promovido por iniciativa do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-presidente da comissão. Na avaliação do parlamentar, “os deploráveis ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Junior, na Espanha, enquanto atuava em campo pelo Real Madrid, demonstram que o racismo exige soluções efetivas, pois se trata de um mal disseminado mundo afora”. 

Kajuru ressalta ainda que, no Brasil, “não há como negar a existência de leis sobre o assunto, e que o combate ao racismo talvez deva se ater ao cumprimento dos dispositivos legais já existentes, com a devida responsabilização dos culpados, ou seja, cumprir a efetividade das leis”.

Para ele, não restam dúvidas de que é necessário punir os atos racistas dentro e fora dos estádios. “O que percebemos neste momento, contudo, é justamente a falta de punição, bem como a falta de responsabilização dos envolvidos, dos clubes e das federações”, ressalta o parlamentar no requerimento de realização da audiência pública (REQ 3/2023 – CEsp), que também é assinado pelo presidente do colegiado, senador Romário (PL-RJ). Kajuru afirma ainda que os atletas negros sofrem danos psicológicos que afetam diariamente o rendimento esportivo. Para que isso seja resolvido, sustenta, é preciso que o combate ao racismo se torne um problema coletivo, que envolva os clubes, os torcedores e os patrocinadores.

Para o debate, foram convidados o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes; o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, José Perdiz de Jesus; o diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho; o técnico de futebol Roger Machado Marques; o jornalista Paulo Cesar Vasconcellos; o professor Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, da Universidade Federal da Bahia; e representantes dos Ministérios do Esporte e da Igualdade Racial. A comissão ainda aguarda a confirmação de todos os convidados.

A audiência pública será na sala 13 da Ala Alexandre Costa.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Federal – Da Agência Senado – acesse aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026

NA CAPITAL E INTERIOR
CCJuv da ALERR inicia período de matrículas e rematrículas nesta quinta-feira (12)

Postado em 11 de fevereiro de 2026