Pesquisar

Caravana pelos direitos de crianças e adolescentes chega a Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com o objetivo de dialogar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, o projeto ‘caravanas’ chega nesta quinta-feira, 05 de dezembro, a Roraima.O projeto é executado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – Flacso em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania -MDHC,. O evento tem início a partir das 14h no auditório do Fórum Cível advogado Sobral Pinto, Praça do Centro Cívico. A entrada é aberta ao público.

A caravana conta com a participação de conselheiros do Conanda, representantes do governo e da sociedade civil, além dos técnicos da Flacso. Segundo Maria Izabel da Silva (Bel), coordenadora de formação e levantamento de dados do projeto ‘caravanas’, a programação terá duas partes, a primeira ocorrendo nesta quinta-feira como atividade pública aberta para apresentação do projeto, fala dos participantes e posse dos integrantes do Comitê de Participação de Adolescentes – CPA. Na sexta-feira, 06 de dezembro, a caravana tem sequência com a realização de uma oficina nas dependências da Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Participam desta segunda parte, representantes dos Cpas, conselhos tutelares,de direitos e fóruns dos municípios além do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima – CEDCAR, técnicos do judiciário e demais atores do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente – SGDCA de Roraima.

“Vamos falar sobre a importância dos Conselhos, do processo de conferências e da participação dos sujeitos de direitos, nomeadamente neste caso, das crianças e adolescentes, como estruturante para o fortalecimento e aprimoramento da democracia participativa. Já na segunda parte do projeto, será no dia seguinte, quando vamos realizar uma oficina para os participantes já inscritos”, destacou Maria Izabel.

Ato contra a PEC 164/2012
Integrantes do Comitê de Participação de Adolescentes – CPAs, grêmios estudantis e da Associação dos Estudantes de Roraima- Assoer, estão marcando um ato contra a PEC 164/2012 na frente do Fórum advogado Sobral Pinto às 13h, antes da abertura do evento. A pec que altera o artigo 5º da Constituição Federal para que o direito à vida seja considerado desde a concepção do feto, na prática, proíbe o aborto em casos hoje autorizados em lei.
Para o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima – FDCARR, a mudança imporá que legislações infraconstitucionais que regulamentam o aborto legal nos casos de estupro, risco de vida a gestante ou crianças anencéfalos deixaram de ser possíveis de serem realizados. “Na prática se uma menina for estuprada e engravidar terá que gestar o fruto da violência física e psicológica, essa é uma maldade sem dimensão que demonstra a disponibilidade de uma parcela do parlamento que se denomina cristã em impor ao Estado laico sua forma de compreensão do mundo”, destacou em nota o Fórum dos direitos da criança e do Adolescente de Roraima – FDCA Roraima.

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026