Pesquisar

ARMÁRIO SOCIAL Escritório Social entrega roupas doadas durante campanha | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que em Roraima tem como principal parceiro a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), entregou na tarde desta quarta-feira (20), nas cadeias feminina e masculina de Boa Vista, mais de 400 peças de roupas para atender egressos e pré-egressos do sistema prisional.

Com o slogan “Despindo preconceitos e vestindo cidadania”, a campanha “Armário Social” tem como finalidade arrecadar roupas, sandálias e sapatos para promover a reinserção na sociedade, e evitar que os reeducandos saiam às ruas com a farda laranja usada na unidade prisional e sofram preconceito da sociedade.

Décima Rosado, coordenadora do programa em Roraima, ressaltou que a campanha é permanente. Ele lembrou que a ideia surgiu quando presenciou o desabafo de um reeducando, que, durante o percurso para chegar ao Escritório Social, enfrentou olhares preconceituosos, bem como foi parado pela polícia, mesmo estando com o alvará de soltura.

“Essas roupas são importantes para esses reeducandos, e a gente só tem que agradecer a solidariedade da população, que mexeu um pouco no guarda-roupa neste fim de ano e doou. É bem gratificante vê-los na rua sem estarem com a roupa laranja e calçados, chegando junto à família para o recomeço”, disse Décima, ao ressaltar que no próximo ano vai mudar os pontos de coleta.

O diretor da Cadeia Pública de Boa Vista, Pablo Paulino, ressaltou a importância das doações para quem está deixando o presídio.

“Essa parceria da Sejuc [Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania] com o Escritório Social é muito importante, uma vez que os egressos estão retornando para o convívio em sociedade, e que eles já possam retornar com outra roupa, considerando que já não são mais reeducandos do sistema prisional, tirando o risco do estigma do preconceito”, observou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025