Pesquisar

APOSENTADORIA ESPECIAL Parlamentar e categorias constroem ajustes para previdência de servidores públicos | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Reunião ocorreu na sala do Plenário Noêmia Bastos Amazonas – Marley Lima

Representantes de servidores públicos da Saúde, Educação e Previdência Social do Estado foram recebidos na tarde desta terça-feira (2), pelo deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) para debater ajustes a uma PEC (Proposta de Emendas à Constituição) e um Projeto de Lei Complementar que tratam sobre aposentadoria especial do servidor público estadual.

Reunião ocorreu na sala do Plenário Noêmia Bastos Amazonas – Marley Lima

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e contou a presença de sindicalistas dos Trabalhadores da Saúde (Sintras), de Enfermagem (Sindprer), dos Médicos (Simed), da Radiologia (Sindar), da Educação (Sinter), agente socioeducativo e Iperr (Instituto de Previdência do Estado).

As categorias tiveram a chance de apresentar as realidades vivenciadas pelos servidores no dia a dia laboral, as necessidades e riscos. As pontuações foram anotadas pelo parlamentar.

 

Dep Dr Cláudio Cirurgião conduziu o encontro e garantiu alterações nos textos das matérias legislativas – Marley Lima

“Além de toda essa discussão, fizemos alteração a nossa proposta de projeto de lei complementar que já foi enviado ao Iper. O Iper anotou as diversas modificações sugeridas aqui pelos representantes dos trabalhadores”, disse, ressaltando que espera o retorno, entre 30 a 45 dias, da proposta modificada pelo Instituto de Previdência, pois deverá partir do Executivo as alterações.

Na PEC, por exemplo, o texto versa sobre alterações para concessão de aposentadoria especial levando em consideração tempo de contribuição e idade para servidores públicos estaduais, civis e militares, deficientes sob avaliação biopsicossocial, a quem se expõem a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, redução do tempo de serviço a professores comprovados efetivos exercícios na educação infantil, fundamental e médio.

Para a presidente do Sintras, Marceli Carvalho, a reunião foi oportuna para aparar situações pertinentes à aposentadoria especial, principalmente da classe na qual representa.

Marceli Carvalho defendeu melhorias em prol dos servidores públicos estaduais – Marley Lima

“Encontro importante para que a gente consiga alinhar pensamentos, trazer a situação dos trabalhadores e ajustar esses projetos para que eles fiquem homogêneos, contemplem todos os anseios e lacunas para aposentadoria especial dos trabalhadores em saúde”, explicou Marceli.

Ela espera que outras brechas legais sejam ajustadas. Citou como exemplo, a ausência de amparo legal estadual aos servidores expostos à insalubridade, como existe no âmbito Federal.

 

O diretor de Previdência Estadual, Marlison Lobato, avaliou como positivo o encontro – Marley Lima

Atentos às apresentações e sugestões, os representantes do Iperr vão analisar as demandas. “Essas classes devem ter uma diferenciação no tempo de contribuição e idade. A proposta dele já foi encaminhada ao Iper que está fazendo uma modernização e consolidação da lei previdenciária estadual que engloba a aposentadoria especial”, destacou o diretor de Previdência, Marlison Lobato.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025