Pesquisar

APOIO TÉCNICO Superintendência de Programas Especiais abre inscrições para oficina sobre aplicação da Lei Paulo Gustavo em Uiramutã | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Mais um município do interior do Estado vai receber a jornada técnica “Projetos Culturais, Lei Paulo Gustavo – Contribuindo com os novos rumos da cultura de Roraima”. A Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) abriu inscrições para a oficina em Uiramutã, distante 315 da capital Boa Vista.

 

Agentes culturais podem se inscrever a partir desta segunda-feira (21) no site da Assembleia Legislativa (https://al.rr.leg.br/) pelo formulário https://www.spealerr.com/oficinaelaboracaodeprojeto. As inscrições seguem até quinta-feira (24) e as aulas presenciais ocorrem de 25 a 27 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na comunidade indígena Uiramutã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

De acordo com o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra, a jornada técnica faz parte de uma série de oficinas promovidas pela Superintendência, com intuito de facilitar o acesso aos editais que serão publicados, tanto pelo governo do estado, quanto pelas prefeituras, em consonância com a Lei de Incentivo Paulo Gustavo, voltada ao setor cultural.

“Já realizamos oficinas nos municípios de Cantá, Mucajaí e várias em Boa Vista, inclusive, voltadas para indígenas urbanos e agora a equipe técnica irá para uma comunidade inserida na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, pois queremos democratizar ao máximo o conhecimento”, disse.

Conforme Pablo Sérgio, os participantes aprenderão os passos para construção e elaboração de projetos culturais em conformidade com os requisitos legais.

“Queremos que os indígenas que possuem uma vivência cultural intensa e em diferentes aspectos, possam estar preparados para acessar os recursos oriundos deste auxílio federal e de outros editais. Somos um estado pluricultural e a Assembleia Legislativa entende que todos os setores culturais precisam de incentivo para as suas atividades. A forma de ajudarmos para que isso ocorra é através da capacitação feita nas oficinas”, completou.

Incentivo à cultura

Criada para fomentar o segmento cultural e garantir recursos públicos em todo o país, a Lei Complementar nº 122/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), foi regulamentada pelo Decreto nº 11.525/2023. A norma prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Deste montante, Roraima receberá cerca de R$ 20 milhões para investir em atividades e produtos culturais.

A Lei Paulo Gustavo abrange diversos nichos artísticos e contempla áreas como produções audiovisuais, cineclubes, salas de cinema privadas e/ou itinerantes, artes plásticas e visuais, literatura, artesanato, culturas de povos tradicionais, coletivos culturais não formalizados, apresentações artísticas, festivais, eventos culturais, entre outros. As ações beneficiadas podem ser tanto presenciais quanto on-line, proporcionando um amplo alcance no segmento cultural.

Texto e fotos: SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026